Hoje
teremos uma resenha do livro Caixa de Pássaros. Um thriller muito empolgante.
“Romance de estreia de Josh Malerman,
Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora
a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem
fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para
desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio.
Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco
anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles
Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família
possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma
decisão errada e eles morrerão.” — Sinopse oficial.
Malorie,
a personagem principal é a mãe de dois filhos, Menina e Garoto, ambos de 4
anos. Eles têm que sair da casa onde estão, porém, com uma condição: eles não
podem observar o mundo do lado de fora das janelas, pois há uma “criatura” que,
ao vê-la, você mata todos ao seu redor e se mata; a todo o momento que saem
para o exterior da casa, seja para pegar água ou suprimentos, usam vendas —
eles são treinados pela audição, sobrevivem apenas escutando o perigo ao seu
lado, principalmente as crianças, que nasceram no meio disso tudo então elas
são altamente treinadas pela mãe para priorizar a audição em vez da visão.
O
livro se intercala em passado e futuro, explicando como era antes de “tudo” e 4
anos depois de “tudo” começar; que na minha opinião, o autor poderia muito bem
ter explicado com detalhes, mas ele não fez, então tudo o que sabemos na
história fica um pouco subentendido.
“Não importa quais ferramentas leve, não importa qual objeto da
casa seja usado como arma, ela sabe que as vendas são a maior proteção para ela
e os filhos.”
No
futuro, Malorie que fugir de onde está, foge da casa segura com seus filhos,
usando um barco a remo, a inteligência, o instinto e a audição aguçada dos
filhos; no passado, ela e sua irmã só querem entender o que está acontecendo no
mundo enquanto lidam com a gravidez inesperada de Malorie. Vemos ela sair de
sua casa e encontrando um refúgio com alguns poucos sobreviventes que ela viu
em um anúncio de classificados no jornal. E vemos também como é a rotina do
lugar, os desafios que eles têm que enfrentar e toda a tensão do grupo.
É
muito angustiante — se é que posso descrever assim — acompanhar como a vida das
pessoas mudou; acompanhar a surpresa dos personagens ao ver um cadáver suicida,
mesmo que eles presenciem essa situação a muito tempo, dá sempre uma agonia ao
ler uma descrição da morte ou do corpo.
A
situação da cidade — assim como no mundo todo — é apocalíptico, as casas que
não estão destruídas, estão com cobertores cobrindo a janela. Ninguém quer mais
olhar para o lado de fora, pode ser que eles vejam “a criatura” — e se matem.
Então os personagens vivem dentro de uma casa totalmente desprovida de
iluminação solar.
“Como pode esperar que seus filhos sonhem em chegar as estrelas
se não podem erguer a cabeça e olhar para elas.”
Podemos
perceber logo de cara como Caixa de Pássaros é uma história tensa, e a escrita
é típica de um belo suspense.
É
interessante observar como a vida de Malorie é antes e depois dos filhos, e como
ela reage sendo que os filhos nunca viram nada além de escuridão do interior de
uma casa velha.
É
citado várias vezes como Malorie treinou seus filhos para o que estava
acontecendo, mas eu achava muitas vezes cruel de mais para uma mãe fazer o que
ela fazia com os filhos, apenas para eles estarem seguros no mundo atual.
Podemos
perceber como Josh quis retratar o maior medo dos humanos: o desconhecido!
Todos que viam “a criatura” mataram todos ao seu redor e depois se suicidaram,
então, os sobreviventes não sabe com o que estão lidando — pode ser qualquer
coisa. Por isso é que eles têm tanto medo, não há como lidar com algo que não
se conhece. Isso deixa os personagens agonizando enquanto os leitores ficam
tensos e curiosos.
O
livro me deixou um pouco a desejar quanto a história no futuro, pois na maior
parte do tempo, Malorie e as crianças estão no barco remando e encontrando algumas coisas pelo caminho. Gostaria que
tivesse um pouco mais de detalhes nesse período e não só a travessia para um
lugar desconhecido. O autor poderia dar mais ênfases nessa época da teeria dar mais enfases nhecido. lhes nesse
peras crianças este curiosos.
tual.
muita vezeso
disso tudo enttrama.
A
história deixa o leitor com medo de ler enquanto as janelas da sua casa estão abertas.
Tive vontade de colocar cobertores nas janelas de casa, assim como os
personagens faziam. Ao finalizar o livro, tive apenas dois pontos negativos: um
que eu achei que teve um anticlímax horrível (em minha opinião, pode ser que
outro leitor goste) e a falta de respostas para algumas perguntas que eu me
fazia, esses foram os motivos para eu não favoritar. Mesmo assim dei 5
estrelas.
O
livro foi muito bom, já que ele me divertiu e eu pude passar bons momentos
sofrendo junto aos personagens. E ainda por cima, fiquei com um pouco de medo
de ler, e exceto este thriller, só mais um livro me deixou com essa sensação:
172 Horas na Lua (que eu dei 4 estrelas).
Muito
obrigado pela atenção! Deixe um comentário nos contando sua experiência com
esse livro ou outros livros thriller ou terror. Como seria a vida se você não
pudesse mais olhar o lado de fora da sua casa? Se uma coisa que você não sabe o
que pode fazer você se matar?
—
Ricardo
- 09:00
- 8 Comments




