Esse livro se passa no final do século XX, mais precisamente em 1999, e
envolve três protagonistas: Lincoln O’Neill, Beth Fremont e Jennifer Scribner-
Snyder.
Lincoln se candidatou a uma vaga para técnico de informática em um
grande jornal, porém acabou tendo a tarefa de fiscalizar emails alheiros
através de um programa chamado WebShark, que filtra as mensagens com
determinadas palavras chaves que tenham caráter duvidoso. Ou seja, o programa
pega todos os emails que aparentemente não são relacionados ao trabalho no
jornal, e Lincoln tem o dever de mandar uma mensagem para essas pessoas as
alertando que aquilo é errado.
Beth é crítica de cinema que mora com o seu namorado, e sua amiga,
Jennifer é editora, casada e ela e o marido estão passando pelo processo de
decidir ter um bebê. As duas, assim como todos da empresa, têm a plena
consciência que os emails de trabalho são monitorados, mas elas simplesmente
não se importam, e continuam trocando mensagem sobre tudo.
Assim que Lincoln se depara com as mensagens das duas, ele sabe que deve
denunciá-las, mas ele fica entretido com a conversa e acaba deixando passar, e
além do mais, são apenas emails inofensivos e engraçados, em sua opinião. Só
que conforme o tempo e as mensagens passam, ele acaba se apegando cada vez mais
as duas, e principalmente a Beth.
É então que ele entra em um conflito interno, porque ele não pode
simplesmente se declarar para Beth, afinal como ele explicaria o fato de ele
saber tudo de sua vida? E mais, como poderia ele se apaixonar por uma pessoa
que ele nunca viu, sem saber seu rosto e nem nada?
O livro é contado de duas formas diferentes: na perspectiva de Lincoln
onde se é falado da vida dele, do seu ultimo relacionamento fracassado, da sua
família, e das coisas que o atormentam, e também as mensagens trocadas pelas
duas amigas. Achei que isso deixou a história ainda melhor por ser algo
diferente. Isso também deixou o livro muito equilibrado, já que quando Lincoln
narra é algo um pouco mais triste, já que ele está em um momento infeliz e
estagnado em sua vida, e as trocas de emails são na maioria das vezes
engraçadas e divertidas.
Gostei muito do Lincoln, principalmente. Em alguns momentos fica claro o
quanto ele é sensível, companheiro, e bom. E ele tem um passado amoroso meio
complicado, o que faz com que o leitor se sensibilize mais com ele.
Gostei desse livro logo que vi sua premissa, e realmente assim como eu
esperava a história se desenvolve de uma maneira nada clichê, uma vez que ele
propõe algo bem diferente do que estamos acostumados.
Esse livro realmente tem uma reviravolta para cada um dos personagens, e
algumas coisas realmente emocionam bastante.
A escrita da autora é realmente algo que funciona muito bem pra mim, uma
vez que eu já tinha lido Eleanor & Park dela, e dado 5 estrelas de 5
estrelas. Acho que é algo que fluí muito bem, me faz querer mais a cada página
e realmente consigo ver a mensagem que ela quis passar com determinadas coisas.
Anexos se tornou o meu amorzinho da vida, foi muito gostoso e leve de
ler. O livro me fez chorar, me fez rir, e me fez ficar com aquele sorriso bobo
no rosto.
-Adriane
- 12:25
- 15 Comments



