Resenha: Objetos Cortantes, Gillian Flynn

15:41

Um lugar que você quer apenas esquecer, porém você é obrigado a voltar para lá e conviver com pessoas que você odeia. Camille passa por isso enquanto vai a trabalho em sua cidadezinha natal.

Olá gente! Como estão? Ficamos sumidos por um tempo, como devem ter notado hahaha. Na resenha de hoje, o livro será Objetos Cortantes, da Gillian Flynn, assim estarão resenhados todos os livros que eu li dela, ainda resta Lugares Escuros.

Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.
Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.” — Sinopse oficial.



Título: Objetos Cortantes
Autora: Gillian Flynn
Gênero: Thriller policial
Páginas: 254
Editora Intrínseca
Ano de Publicação: 2015



Agora Camille é uma jornalista quase importante em um jornal mais ou menos em Chicago, mas poucos sabem de seu passado perturbado, poucos conhecem o que está escondido sob suas roupas. O seu desejo de automutilação, cortar palavras na pele, ainda está à espreita, mas ela consegue controlá-lo bem.
Seu chefe e amigo a pede para cobrir um caso de homicídio de uma garota e desaparecimento de outra em uma cidade pequena, a sua cidade natal. Tudo que Camille batalhou para deixar para trás volta a tona com a ida para sua cidade de pouco mais de dois mil habitantes. Sua família problemática, seus desejos de se cortar, um passado de fraqueza que ela precisa esquecer.
Como em toda cidade pequena, todos se conhecem e a chegada — ou melhor, a volta — de Camille já causa murmúrios por onde passa e a notícia se espalha. Sua mãe, um dos pesadelos da nossa jornalista, não parece feliz em recebê-la, nenhuma surpresa para Camille, seu padrasto continua indiferente e sua meia-irmã pré-adolescente é um mistério bipolar.

“Todos têm a própria versão de uma lembrança.”

Envolta de problemas pessoais, a protagonista tenta se desdobrar para solucionar o mistério das garotas e se possível impedir que mais atrocidades aconteçam se tudo isso for obra de um serial killer.
Tentando lidar com a mãe abusiva e neurótica — explicar como ela realmente é, é difícil para mim, de tão complexa, só lendo para entender o que a mãe de Camille realmente é —, a pressão dos velhos conhecidos da cidade e ainda buscando controlar sua obsessão por objetos afiados em contato com sua pele, Camille ainda procura relevar os preconceitos de uma cidade pequena para solucionar o mistério, ou pelo menos conseguir uma reportagem que valha a pena ser publicada em um jornal pequeno de cidade grande.

“Quando você morre, se torna perfeita. Eu seria como a princesa Diana.”

Eu gostei muito do livro, porém achei o mais fraquinho entre os três lidos dela até o momento. Este foi o primeiro livro escrito da Flynn, mas já é possível notar uma habilidade incrível de escrita e sua personalidade marcante logo de cara. A complexidade da história é notável.
Um defeito, que até hoje eu não sei se considero mesmo um defeito ou um ponto que não apreciei tanto, é que no final do livro há um impacto bem PÁÁ! Ela te leva por um caminho e quando você acha que terminou, nas últimas páginas ela te mostra que você foi muito longe, o caminho poderia ser outro. Mas isso pode ir do gosto de cada leitor.
Mais uma vez devo comentar da extraordinária capacidade da Flynn de criar uma história ficcional tão realista, com todos os personagens sofrendo problemas reais e possíveis, com atitudes e personalidades que se espera na vida real de pessoas normais a problemáticas. Isso não é fácil encontrar em livros/filmes. Então, o tom de realismo que ela coloca no livro o torna ainda mais especial.

Leia aqui as resenhas de Garota Exemplar e O Adulto.

Espero que tenham curtido a resenha! Quem ainda não leu nada da Gillian Flynn está perdendo tempo de conhecer uma das maiores autoras da atualidade, principalmente se é um amante de livros policiais como eu.
Abraços!

— Ricardo

You Might Also Like

6 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei a resenha! Esse foi o primeiro livro que li da Gillian.
    Apesar de não ser meu gênero favorito, eu gostei da história, achei o final bem criativo, não esperava por aquilo...
    Abraços!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Esther! Tudo ótimo e você?
      Muito obrigado! Ela realmente consegue impressionar a todos! Hahaha
      Aquele final é bem surpreendente mesmo
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  2. Olá Ricardo!!
    Eu também gostei mais de outros livros dela! Não que esse seja ruim, mas foi o que você mesmo disse... ela tem a capacidade de criar situações bem dramáticas, que para mim foram melhor abordadas em Garota Exemplar e Lugares Escuros. Ainda não li "O Adulto" mas quero muito!
    Grande abraço
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Ela consegue criar cenas como ninguém! Como esse foi o primeiro livro dela, acho que ela conseguiu amadurecer mais nessa habilidade kkkk
      Abraços!!

      -Ricardo

      Excluir
  3. Oie, tudo bem?
    Eu adoro livros policiais mas nunca li nada da autora, mas sua resenha me deixou muito curiosa para saber o que vai acontecer, e gostei da forma como destacou os pontos positivos e 'negativos' do livro, vou procurar ler o quanto antes *-*
    Parabéns pela resenha, beijos!
    http://linegoettems.blogspot.com.br/
    Têm sorteio de um e-book lá no blog, participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! Tudo bem e você?
      Ela é, na minha opinião, uma das maiores escritoras do gênero na atualidade. Aposto que você vai gostar muito de seus livros e como ela consegue criar situações de forma unica.
      Muito obrigado! Espero que tenha te instigado a ler hahaha
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram