Melhores livros lidos de 2016

10:00

Olá pessoal! Janeiro em blog literário já sabem como é, né? Uma lista com os melhores livros do ano anterior. E aqui não será diferente, logo abaixo, vamos falar um pouco sobre nossos cinco livros favoritos lidos em 2016.

Melhores livros de 2016, Adriane

Em 2016 eu li um total de 54 livros, e mais ou menos 30 mangás. Esse número foi bem menor do que o ano passado, em que eu li 74, mas eu já sabia que ia ser assim, porque ano de vestibular é super conturbado né. Mas enfim, apesar da pouca quantidade eu li livro ótimos no ano passado, e foi até difícil escolher quais entrariam nesse post, mas vamos lá.

Quase uma rockstar, Matthew Quick



“Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber Appleton, a mãe e o cachorro moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no segundo ano do ensino médio, Amber se autoproclama princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável, mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, ela não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento Amber vai recuperar a fé na vida?”
Esse livro me emocionou completamente e com certeza foi um dos melhores livros que eu já li na vida. Ele tem uma mensagem muito forte sobre ficar bem, mas também ter o seu momento e seu direito de ficar mal. Uma verdadeira obra prima, na minha opinião.
Leia a resenha.

Para Sir Philip, com amor, Julia Quinn



“Eloise Bridgerton é uma jovem simpática e extrovertida, cuja forma preferida de comunicação sempre foram as cartas, nas quais sua personalidade se torna ainda mais cativante. Quando uma prima distante morre, ela decide escrever para o viúvo e oferecer as condolências. 
Ao ser surpreendido por um gesto tão amável vindo de uma desconhecida, Sir Phillip resolve retribuir a atenção e responder.” 
Dentre tantos romances maravilhosos que eu li esse ano, foi muito difícil escolher quais eu colocaria nessa lista, mas seria simplesmente injusto deixar esse livro de fora.
Esse livro foi muito diferente de todos os outros que a Julia Quinn havia escrito (apesar de eu achar que ela sempre consegue inovar em seus romances) e eu fiquei apaixonada pelo casal, pelos personagens e pela história. Esse livro acertou em cheio no meu coração. Pra mim ele foi completo e perfeito. Sem mais.
Tem a resenha do primeiro livro da série aqui no blog já. Vale a pena dar uma olhada.

O último adeus, Cynthia Hand


“O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. 
O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante.”
 Eu adoro livros com esse tipo de temática, é algo que sempre me emociona e sempre me passa mensagens que eu absorvo pra vida. Esse livro em específico ele é super sensível e doloroso. Eu realmente podia sentir toda dor da protagonista. Eu chorei horrores com essa história, porque além de triste, ela é linda.
Chore também com a resenha rsrs

Em algum lugar nas estrelas, Clare Vanderpool


“A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine (o mesmo estado onde vivem Stephen King e boa parte de seus personagens). O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.
Early, um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor.”
Esse livro é algo lindo de viver e também possui uma história muito sensível, e além de tudo ela é algo muito puro, mágica e envolvente.
E o principal é que eu amei ler uma história puramente sobre amizade, e que amizade mais arrebatadora viu?
Veja também a resenha.

                             A caminho do altar, Julia Quinn



“Ao contrário da maioria de seus amigos, Gregory Bridgerton sempre acreditou no amor. Não podia ser diferente: seus pais se adoravam e seus sete irmãos se casaram apaixonados. Por isso, o jovem tem certeza de que também encontrará a mulher que foi feita para ele e que a reconhecerá assim que a vir. E é exatamente isso que acontece.”
Mais uma vez Julia Quinn reinando nesse post e na minha vida. Eu realmente não sei dizer qual dos livros dela é o meu favorito (dos oito lidos, eu favoritei seis!). Eu me sinto até mal deixando os outros livros dela de fora dessa lista, mas como esse foi o que eu li mais recentemente, é o que mais faz meu coração palpitar no momento.
Esse livro literalmente transborda amor e fofura. Eu achei ele maravilhoso do inicio ao fim e foi um final completamente satisfatório para essa série que é uma das minhas favoritas da vida. Foi um daqueles livros que quando a gente acaba já dá até vontade de reler, sabe?


Melhores livros de 2016, Ricardo
Nesse ano eu li 50 livros e 9 mangás. Particularmente, eu gostaria de ter lido mais. Quem sabe em 2017? A ordem dos livros que vou apresentar aqui vão ser de leitura, porque não sei criar um ranking rsrs

Bunker, Kevin Brooks


“Seis pessoas capturadas e trancafiadas em um bunker, sem contato algum com o exterior. Seis vidas, seis personalidades que poderiam jamais se cruzar, passam a coabitar o mesmo espaço. Câmeras e microfones registram qualquer movimento das seis vítimas. Não há portas nem janelas. Mas quem os observa? Por que eles foram os escolhidos? Os registros em diário delineiam a perturbadora arquitetura do bunker – espaço intransponível em que a humanidade é colocada à prova, numa espécie de voyeurismo sádico, bárbaro e impiedoso.”
Fiz uma resenha para ele quando li, mas eu não gosto tanto dela assim, achei que não consegui me expressar bem nela.
Esse livro é incrível! Não se trata sobre seis pessoas que ficam presas em um bunker e tentam fugir, mas sim sobre como a mente humana trabalha em um confinamento e como o ser humano pode ser instável em momentos de desespero. De longe o melhor livro do ano e que levarei para minha vida.

Confie em Mim, Harlan Coben


“Preocupados com o comportamento cada vez mais distante de seu filho Adam - principalmente depois do suicídio de seu melhor amigo, Spencer Hill -, os pais decidem instalar um programa de monitoração no computador do garoto, mas uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos. Perto dali, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre as circunstâncias da morte de seu filho. Guy Novak, pai solteiro, apenas quer que a vida da sua filha volte ao normal depois de um infeliz comentário do professor. Lucas está doente e precisa de um rim logo e ninguém é compatível. Sua mãe esconde um grande segredo. Junto a tudo isso, duas mulheres são assassinadas, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada.”
Há muito tempo eu lia Coben, só lera apenas um livro dele, mas depois de ler este... Minha vida mudou. O autor fala sobre relações familiares de uma maneira tão tocante que é impossível não se emocionar, somado a um mistério policial que faz qualquer um ficar maluco para desvendá-lo. Coben consegue fazer uma trama muito rica e fazer várias histórias, que você acha que não se conectam, trabalharem juntas e no fim se fundirem em uma só.
Por algum motivo, não trouxe essa resenha para o blog, um livro que eu gostei tanto... Mas que sabe esse ano.

O Fim de Todos Nós, Megan Crewe


“A ilha de Kaelyn foi sitiada e ninguém pode entrar nem sair: um vírus letal e não identificado se espalha entre os habitantes. Jovens, velhos, crianças - ninguém está a salvo, e a lista de óbitos não para de aumentar. Entre os sintomas da doença misteriosa está a perda das inibições sociais. Os infectados agem sem pudor, falam o que vem à mente e não hesitam em contaminar outras pessoas. A quarentena imposta pelo governo dificulta as pesquisas em busca da cura, suprimentos e remédios não chegam em quantidade suficiente e quem ainda não foi infectado precisa lutar por água, energia e alimento.”
Uma decepção de todo leitor: ler um livro e só no fim saber que é uma trilogia, e pior: os livros seguintes não foram mais lançados no Brasil. Motivo pelo qual não falei tanto sobre ele aqui, não queria que vocês ficassem com vontade e não conseguissem continuar a série. Se alguém souber um site gringo para baixar ebooks, me avisa, vou tentar me arriscar lendo em inglês.
Mas o livro é incrível, a sinopse me chamou muito a atenção. Um apocalipse é sempre bem-vindo nas minhas prateleiras. E o livro, escrito em forma de diário, apenas supera as expectativas a cada página e fica cada vez melhor. A autora foi incrível em fazer tudo o que fez. Não mudaria nada. Mas, por favor, Intrínseca, lança o resto da série!

Perdido em Marte, Andy Weir


“Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo.”
Esse foi um dos livros que superou minhas expectativas. Um livro que trata sobre sobrevivência (em outro planeta), curiosidade e esperança. Ver como Mark supera todas as dificuldades que o planeta o impõe com bom humor e persistência — além de muita inteligência — ao mesmo tempo em que a NASA planeja salvá-lo é incrível.
Tem uma resenha sobre ele, e eu adorei escrever hahaha.

Pseudônimo Mr. Queen, Loraine Pivatto


“Se o evento de 2012 fosse real, como seria? Algumas pessoas sumiram, assim como prédios, carros, e cidades inteiramente devastadas. Os sobreviventes receberam um sonho com as informações necessárias para viverem nesse novo mundo: Agora serão 2 vidas: a primeira até os 70 anos, a segunda, a partir dos 20 e até os 100. 150 anos no total. Nenhum segundo a mais. Não pode haver desigualdade ou dinheiro, doenças e nem possibilidade de morte prematura. Exceto por uma maneira, um segredo que deve ser guardado para salvar a sociedade de si mesma.”
Quando fiquei sabendo que esse livro participaria de um booktour pelo país organizado pela própria autora, fui me inscrever na hora, pois o havia visto em um canal do youtube e amei a premissa. Li o livro o mais rápido que pude e ainda conseguiu superar minhas altas expectativas. Tudo que acontece no livro é extremamente necessário, cada detalhe é importante. Adorei ler, mas fiquei com uma dorzinha por ter que passar para frente e não poder tê-lo para sempre.
Veja mais sobre essa obra prima na resenha que escrevi.


Não poderia deixar de mencionar um livro para uma menção honrosa. Li em Dezembro o livro Unidos Somos Um, o livro 7 e final da série Os Legados de Lorien, minha série de fantasia favorita. O livro é fascinante, muito bom, e não poderia ter um final melhor. Só eu sei o quanto me emocionei com ele. Quer uma dica de saga de fantasia para começar a ler? Leia Os Legados de Lorien.


É isso pessoal! Gostaram dos livros? Já leu algum desta lista? Então vamos conversar sobre ele nos comentários. Se quiserem alguma resenha específica de um livro, é só pedir XD

Abraços e Bjs!

— Ricardo e Adriane

You Might Also Like

16 comentários

  1. Olá!
    Comecei a ler esse ano romances de época e não sabia que eram tão bons! Adorei. Comecei justamente pelo da Julia Quinn <3.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mônica!
      Quem diria, não é mesmo? A Dri é viciada nessas histórias e também AMA essa mulher!
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  2. Olá gente, super bem?
    Poxa, não li quase nenhum livro da lista de vocês, só os da Quinn mesmo.
    Mas esse ano pretendo ler "Em algum lugar nas estrelas" e "Quase uma rockstar".
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Esther! Tudo ótimo e você?
      Mas a Quinn é uma ótima escritora, né? Todos amam tanto ela...
      Essas são ótimas opções de livros. Se você gosta do gênero, vai amar.
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  3. Gostei muito de você ter incluído o marciano. Me motivou a ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Ah que ótimo! Fico feliz que a tenha motivado. Espero que leia logo e goste tanto quanto eu :D
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  4. Olá!
    Eu li bem pouco em 2016 por causa do vestibular, mas foram boas leituras que não consigo eleger os melhores livros.
    Eu tenho "Quase uma rockstar", mas não faço ideia de quando vou ler. Pelo menos já sei que é uma excelente leitura, visto que está na lista de melhores leituras.
    Acho a capa e a edição de "Em algum lugar nas estrelas" bonita.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sávio!
      Hahaha te entendemos muito bem nessa questão, ano de vestibular é foda.
      Sim! São livros muito bons, não vai se arrepender quando ler.
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  5. Oii Adriane e Ricardo, desses que você leu Adriane eu quero muito ler o Último Adeus e Em Algum lugar nas Estrelas. Morro de curiosidade de ler O Fim de Todos Nós Ricardo parece ser incrível e a sinopse me chama muito a atenção.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      São livros muito bons, não perca tempo e leia-os logo! Já O Fim de Todos Nós, tenho um receio de indicar, pois as continuações não estão publicadas no Brasil... Mas é muito incrível, eu adorei.
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  6. Oi gente!
    Ótimas leituras!
    Principalmente O Último Adeus (livro que me fez refletir muito) e Quase Uma Rockstar (sou super fã do Matthew e da forma como ele escreve)
    No geral 2016 foi um ano de leituras muito boas,vamos torcer pra que 2017 continue assim kkkkkkkkkk
    Abraços!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudio!
      Haahaha sim, foram ótimos livros esses!
      Não posso negar que, mesmo que 2016 tenha sido O ANO, as leituras foram muito legais :D
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  7. Hey!
    Tenho muita vontade de ler "Quase uma Rockstar" e depois de tantos comentários lindos sobre o livro, já encaixei na metas de leituras desse ano! Sobre "Confie em Mim", não consegui gostar do livro! Acredita que fiquei com medinho?! haha. Talvez por não ser acostumada com esse tipo de leitura, mas foi bom sair da minha zona de conforto um pouquinho. Vou te falar, esse lance de começarem uma série e não terminarem de lançar... @#!$%&! Ninguém merece!!! rs. Morro de raiva! Até porque, também li esse livro, que pra mim como uma boa fã de distopia foi um prato cheio, e terminou me deixando quase a beira de um ataque cardíaco de tanta ansiedade para saber quem era o tal amigo da protagonista! :( Muito bom o livro, fiquei hiper mega chateada quando soube que não lançariam os outros por aqui...
    E sobre "Pseudônimo Mr. Queen", uma pérola nacional!!
    Adorei o post!
    Mil beijokas - http://entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anya!
      Ah que bom ouvir isso! Leia sim, pois, para quem gosta do gênero, é um livro incrível!
      Sério? Que pena, mas tudo bem... todos tem sua pequenas decepções hahaha
      Sim! Tá vontade de ir lá na editora e começar a gritar com todo mundo! Dá muita curiosidade...
      Mr. Queen é tão intenso e tão bom... Sem palavras
      Muito obrigado :D
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  8. Eu li apenas "Quase uma rockstar" e concordo com você.
    Foi um dos melhores livros que eu li até agora ,acredito ter sido a minha melhor leitura em 2015.
    Até mesmo citei ele em um post no ano passado sobre livros com mensagens positivas .
    O mais famoso do Matthew pode ser "O lado bom da vida", mas o melhor sem duvida nenhuma é "Quase uma rockstar"

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi.
      Esse livro deve ser muito bem mesmo. Eu, particularmente, li apenas Perdão, Leonard Peacock, e até gostei dele, mas não me interessei pra ler os outros.
      Mas com certeza o Matthew é um bom escritor e todos o elogiam.
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram