Resenha: O último adeus, Cynthia Hand

11:00

Título: O último adeus
Autora: Cynthia Hand
Gênero: Y.A. contemporâneo
Páginas: 356
Editora: DarkSide Books 
Ano de publicação: 2016    




    “O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. 

     O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. 

    O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes." - Sinopse

    Assim que vi a primeira resenha desse livro, eu pensei “esse é o meu tipo de livro”. O livro me fisgou logo pela temática, uma vez que eu sou muito interessada em ler livros que falam sobre as coisas que giram em torno da depressão e suicídio, e como isso afeta as pessoas ao redor
    De fato a temática do livro me deixou apaixonada, e o modo de escrita de Cynthia para conduzir a história, deixou tudo mais encantador
     Esse livro é muito sensível. Além do sofrimento de Lex pela perda do irmão, temos a mãe dela que acredita que sua vida acabou agora que seu filho se foi, e a forma como ela lida com a perda, não é nada bonita (e nem tinha como ser, certo?). E isso leva Lex a sentir algo mais do que tristeza: raiva. Às vezes ela não consegue deixar de culpar o irmão por tudo o que ela e a mãe estão passando por um “momento de egoísmo do irmão”. Então ao decorrer do livro acompanhamos os ápices de Lex entre a saudade, a tristeza, a raiva, a confusão...
     Esse livro é muito bonito e doloroso. Depois da morte de Tyler, Lex se afastou dos amigos, terminou o namoro com Steven, um garoto que ela amava, se afastou da mãe, e criou mais uma barreira entre ela e o pai, que abandonou sua família há anos atrás para ficar com uma mulher mais jovem. Ver como de repende a vida dela desabou é muito doloroso, mas ver ela contornando os problemas e se entregando é lindo.
    Acredito que esse livro pesou muito pra mim, porque assim como Lex, eu também sou uma garota que tem um irmão pelo qual eu tenho um carinho e admiração imensa. Então acho que de certa forma isso fez com que o enredo do livro tocasse mais o meu coração.
    E por último o que mais me intriga nos livros que abordam esse tema: Tyler era um menino que no geral era muito alegre, engraçado, era popular e tinha vários amigos. Como alguém com essa vida chegou nesse ponto, e como ninguém percebeu?
   Tyler, apesar de sua fachada, já havia deixado “pistas” de que ele não estava bem, porém ninguém percebeu. E isso é o que acontece diariamente: as pessoas ao nosso redor começam a desabar e não percebemos. É por isso que sempre devemos estar atentos aos detalhes e ao que falamos e fazemos para uma pessoa. Não sabemos a carga que essa pessoa já traz e como nós podemos afetá-la.
    Por fim, o fato de a protagonista e sua mãe começarem a sentir a presença de Tyler me deixou na dúvida se aquilo era imaginação da cabeça delas, ou se o livro iria tomar o caminho do realismo mágico, e foi bem legal criar algumas teorias.
    Terminei de ler esse livro 1:00 da manhã aos prantos. Meu coração estava despedaçado, mas eu estava mais leve. O final foi nitidamente o momento mais contrastante entre “doloroso e lindo” que citei anteriormente. Mas é como já aprendemos com A culpa é das estrelas: a dor precisa ser sentida.

   Se você se sentir triste a ponto de pensar em terminar com a sua própria vida, ligue para o “Centro de Valorização da Vida”, que  realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversardiscando 141. Para mais informações, clique aqui.

Não se esqueçam de seguir o blog pelo Google Friend Conect ali do lado direito e nos acompanhar pelo facebook e instagram também.

Abraços!

 - Adriane








You Might Also Like

12 comentários

  1. Oie Adriane, tudo bem?
    Que resenha maravilhosa, faz isso comigo não :O
    Já tinha lido uma resenha do livro, e como você, pensei 'meu tipo de livro', e agora lendo sua resenha, só tenho mais certeza que preciso ler para ontem.
    Quero muito saber que rumo tudo isso vai tomar, e tenho certeza que vou chorar muito com o livro, gostei muito também da sua referencia ao livro A culpa é das estrelas. Eu não tenho irmão, mas sei como é perder alguém próximo, e isso é bem complicado, mas enfim, parabéns pela resenha, esse blog na verdade, só tem resenhas maravilhosas, vocês tem uma fã aqui <3
    Beeeijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada, fico muito feliz!
      Espero que goste do livro :D
      beijinhos de luz

      Excluir
  2. Oi Adriane!

    O livro tem uma temática interessante, mas um tanto pesada, acho que vou me preparar psicologicamente pra ler, pelo que me conheço vou terminar aos prantos tb rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso falar nada, já que terminei o livro em posição fetal haha
      beijos

      Excluir
  3. Tenho curiosidade de ler esse livro mas tenho medo de sofrer tanto quanto sofri em A Culpa é das Estrelas. Adorei sua resenha! bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Bom, talvez você sofra, mas vai valer a pena!

      Excluir
  4. Oi, Adriane! Amei sua leitura para esse livro. Quero muito, muito ler ele, o assunto também me interessa muito.

    E essa edição, hein? Darkside sempre mandando ver.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que as vezes, quando eu pega o livro pra ler, eu ficava batendo na capa só pela diversão de ser capa dura haha.
      Bjs

      Excluir
  5. Olá!
    Confesso que não reparei muito nesse livro quando ele foi lançado, mas agora percebo que é o tipo de narrativa que eu gosto, pois nos faz sair de nossa zona de conforto e encarar outras realidades e problemas. Ótima resenha! Obrigada pela dica! =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi, Adriane!
    Que resenha maravilhosa! Você fez a resenha mais emocionante da história das resenhas! Sério, eu chorei. Quero muito ler o livro, também gosto muito da temática. Aliás, eu gosto de livros que trabalham com o sentimento e as dificuldades das pessoas e transmitem ao leitor mensagens bonitas e que possam ajudar de alguma forma. Parabéns pela resenha!

    Abraços!

    Carla - dna-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá
      Awnn que fofaaa, muito obrigada <3
      Espero mtmtmt que você goste do livro!!!!
      Bjssss

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram