Recomendações para presentes de natal

09:00

      Olá atrasadinhos e atrasadinhas de plantão! Hoje o post é de indicações para presentes de natal! Seja para presentear no amigo secreto, ou só pra agradar uma pessoa especial.
     Nessa lista, tentei colocar livros mais populares possíveis, que sejam fáceis de se encontrar nas livrarias da cidade, mas lembrando que há sites como a Amazon que entregam SUPER rápido, então também da tempo de fazer a compra online.
     Separei essa lista mais ou menos por gênero literário, e uma dica para saber em qual dessas categorias a pessoa que você vai presentear se encaixa, é seguir o gosto que ela tem para gêneros de filmes e seriados, por exemplo.
     E claro, se for presentear alguém com um livro de uma série, dê o primeiro livro da coleção, hem?

1.   Livros infantis

Qualquer livro da série "Diário de um banana” é uma ótima escolha para presente para uma criança/ pré adolescente. Na verdade eu leio esses livros até hoje, e essa série é uma das principais culpadas pelo meu amor pelos livros. Os livros são ilustrados, super divertidos e rápidos de ler.
Sempre que eu vou em um aniversário infantil eu dou o primeiro livro da série de presente, pois realmente acredito que ele possa ajudar os mais novos a imergirem nesse mundo literário.


2.   Livros para pré adolescentes

Para quem quer presentear alguém nessa faixa etária e que ainda não tem um vinculo com a literatura, os livros da série "Harry Potter", "Percy Jackson e os Olimpianos" [resenha], "Desventuras em série" [resenha] e  "O diário da princesa" são ótimas escolhas.
Essas séries são amadas por leitores de todas as idades, mas foram principalmente a porta de entrada para o mundo dos livros para muitos deles.
A linguagem dos livros são super simples, mas as histórias são incríveis, e os protagonistas desses livros também são pré adolescentes, então a identificação com a história se torna ainda mais fácil.






Fora essas séries, há também os livros do John Green (acho que qualquer um deles pode agradar). [resenha Will & Will]


3.   Para quem gosta de romance

Para essa categoria há uma infinidade de opções.
Os livros mais prováveis de agradar quem gosta desse gênero são principalmente os da autora Rainbow Rowell. Ela é uma autora muito querida, inclusive por pessoas que nem gostam desse gênero. Recomendo os livros dela tanto para pessoas mais jovens de 14 anos, tanto quanto para adultos! [resenha Eleanor & Park e Anexos]


Já para as pessoas mais velhas (com pelo menos 16 anos, devido ao conteúdo) há duas séries que eu recomendo demais. A primeira é “Quarteto de noivas” [resenha], que é uma série maravilhosa de romance contemporâneo. 
Por outro lado há a série “Os Bridgertons” [resenha],  que é o destaque do gênero de romance de época (nesses dois casos, apesar de ser mais legal presentear com o primeiro livro da série, os livros podem ser lidos fora de ordem).




 


4.   Para quem gosta de fantasia

Aqui eu separei dois livros únicos e uma série para indicar.
O livro “A sereia” é um livro super envolvente, mas pela escrita mais simples, acredito que seja mais adequado para pessoas mais jovens (-16) do que para adultos.


Já “A menina mais fria de Coldtown” é um livro que pode apaixonar qualquer pessoa. É uma fantasia sobre vampiros que eu gostei demais.


E por ultimo, uma série maravilhosa de uma autora nacional, "Não Pare" onde há um mundo bem diferente do nosso, e os personagens principais são uma humana e sua morte (?).




5.   Para quem gosta de terror

Para esse tipo de pessoa, pode ser muito fácil agradar com a maioria dos livros do Stephen King, como “Misery” e “Escuridão total sem estrelas” [resenha] , por exemplo.




Além deles, também recomendo o livro “Caixa de Pássaros” [resenha], que é um livro de terror psicológico muito bom.


6.   Para quem gosta de mistério

Acredito que seja difícil de errar com qualquer livro da Agatha Christie, a autora mais consagrada desse gênero.


Mas além disso, há livros desse gênero como “Mentirosos (também recomendado para pessoas mais jovens) e “Bunker" [resenha] e "Confie em mim" são livros recheados de suspense e várias outras coisas boas.





7.   Para quem gosta de avetura

Principalmente os livros de distopia como “Jogos Vorazes”, “Divergente”, “Maze Runner” e “Legend” possuí um teor de aventura muito forte, mas ele também pode ser encontrado em livros de fantasia como os já citados “A menina mais fria de coldtown” e “Não Pare”, e também em juvenis como “Percy Jackson” e “Harry Potter”.





8.   Para quem gosta de filmes

Muitos filmes maravilhosos foram inspirados em livros maravilhosos, então presentear o livro que deu origem ao filme querido de alguém pode ser uma ótima opção.
Como exemplo de livros ótimos que inspiraram filmes bem conhecidos temos “O lado bom da vida”, “As vantagens de ser invisível”, “A culpa é das estrelas”, “A menina que roubava livros”, “Jogos Vorazes”, “Divergente”, “Harry Potter”, “Percy Jackson” e mais uma infinidade de opções.







9.   Livros coringas

Se mesmo após essa lista você ainda estives em dúvida, há livros que costumam a agradar pessoas com diversos gostos literários como por exemplo “Extraordinário” (ótima escolha para se dar à um jovem também) [resenha], “Simon vs a agenda homosapien” [resenha], “Por lugares incríveis”, “O ultimo adeus” [resenha] e “Em algum lugar nas estrelas” [resenha]






10. Livros natalinos

Eu pessoalmente adoro ler livros que se passam na época de natal no natal, então escolhi meus dois livros preferidos que possuem essa temática.
Ambos são livros de contos e o primeiro deles é “Deixe a neve cair”, um livro super fofinho e dentre os dois, ele é o mais voltado pro público jovem, mas não necessariamente apenas pra ele.
E para finalizar esse lista, o meu ultimo indicado é o livro “O presente do meu grande amor” que possui contos de diversos autores super famosos, e ele é o tipo de livro que aquece o coraçãozinho.



Ufa, bom pessoal, espero que eu tenha ajudado vocês com essas minhas dicas!
Opção foi o que não faltou não é mesmo? Hahaha
         Beijinhos de luz e muitos livros nesse natal pra vocês !

Não se esqueçam de seguir o blog pelo Google Friend Conect ali do lado direito e nos acompanhar pelo facebook e instagram também.

         -Adriane

You Might Also Like

6 comentários

  1. Oi!
    Adorei as dicas, tem livros incríveis aí!
    Tô querendo ganhar A Sereia de presente, será que vai? hahaha
    HP, ACEDE, AMQRL, Extraordinário ♥♥♥♥
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!!! Que post mais legal! Adorei sua lista e encontrei aqui um dos livros que mais gostei de ler ano passado "Mentirosos"... eu recomendo a todos sempre que posso :)

    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÂO

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Que dicas maravilhosas! Já li muitos livros dessa lista. A trilogia "Jogos Vorazes", "Não pare" e "Legend" são minhas favoritas! Mas os livros natalinos também são muito bons.
    beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriane!
    Mas gente quanta indicação kkkkkkkk
    HP indico pra jovens,adultos,crianças...HP é vida!
    John Green é sempre muito amor,sempre é um prazer dar de presente algum livro do John.
    Pra quem gosta de terror tem que ter King,fato!
    Adorei as dicas!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Várias pessoas me indicam os livros da Rainbow Rowell, ainda tenho dúvidas de por qual começar. Tenho alguns livros da lista, sobretudo os suspenses, amei as indicações.

    Beijos,
    Preguiça Literária

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas! Já mandei o link pro meu namorado, indireta bem direta hahaha
    Beijos,
    DNA Literário

    ResponderExcluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram