Resenha: O Adulto, Gillian Flynn

10:00

De uma mulher que masturbava outros homens para uma médium que tenta solucionar problemas sobrenaturais. O que pode dar errado nesse conto?



A resenha de hoje será sobre o conto O Adulto da rainha Gillian Flynn. Antes deste, li apenas Garota Exemplar (resenha) e foi o suficiente para colocá-la num pedestal de melhores escritores.

Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.
Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação.
No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.
Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.” — Sinopse oficial.



Título: O Adulto
Autora: Gillian Flynn
Gênero: Suspense
Páginas: 64
Editora: Intrínseca
Ano de Publicação: 2016



A nossa protagonista — sem nome — é uma mulher (a típica mulher forte e independente criada por Flynn) que até então masturbava homens no fundo de um estabelecimento. Ela recebe uma “promoção” e se torna uma médium vidente. Obviamente uma fraude. Desde criança, nossa protagonista é inteligente e muito esperta. Sabe o que os outros querem ouvir, sabe como tocar as pessoas e principalmente como tirar dinheiro delas.
Sua principal função como vidente é analisar as madames ricas e fúteis que passam por lá pedindo ajuda sobre seu futuro fútil e falar para elas o que elas querem escutar. Porém, há um empecilho. Se continuasse fácil assim, não teria história para contar. Susan, outra mulher rica, procura sua ajuda para resolver o problema em sua casa que ela jura de pés juntos estar amaldiçoada por algum tipo de entidade paranormal.
Isso pega nossa jovem de surpresa, mas ela já sabe o que fazer. Não acreditando em sobrenatural, ela dá dicas para Susan de como resolver seus problemas, pouco se importando com os resultados, ela quer apenas o dinheiro da mulher rica.
Susan não consegue de nenhuma maneira resolver seus problemas e então a protagonista se vê obrigada a ir até a casa dela. E então o jogo vira. Ela sente coisas estranhas acontecendo na casa. O maior problema é seu enteado adolescente que é muito estranho — beirando o paranormal —, ele causa todos os problemas que Susan enxerga. Ela jura que ele está possuído por algum espírito da casa, por isso ela precisava da ajuda da jovem vidente.
Mas quando a médium passa a conviver mais tempo na casa e buscar saber mais sobre o que ocorre lá dentro, a situação começa a mudar. O que é real? Quem fala verdade? A madrasta ou o enteado? Muita tensão e suspense — e talvez um toque de sobrenatural.

Quando soube que esse conto seria lançado pela Intrínseca, fui logo saber sobre o que falava e já me apaixonei. Comprei na Bienal do Livro de São Paulo deste ano e li rapidamente.
Por ser muito curto e uma diagramação grande, é possível ler o livro de uma vez só, sem muita enrolação. A Flynn conseguiu escrever muita coisa ótima em um conto tão curto. E não deixou nada a desejar. Não ficou com furos ou brechas durante a narrativa em primeira pessoa. Flynn sendo Flynn.
O final é espetacular. Mas já aviso desde já, se você prefere finais concretos onde tudo é muito bem explicado, talvez você não goste tanto assim deste. Porém eu adorei. A mescla de thriller psicológico que te faz ficar vidrado nas páginas e uma pitada de sobrenatural que te faz pensar se tudo o que está acontecendo é real ou apenas invenção dos moradores da casa “assombrada”, é incrível. Acho que a escritora poderia investir em mais contos ou livros com essa temática.
A capa é incrível assim como os outros livros da autora lançada pela Intrínseca, combina muito bem. As letras garrafais e coloridas no fundo preto com um detalhe em branco é lindo demais.
Ler este conto só me deixou com muito mais vontade de ler Lugares Escuros e Objetos Cortantes, porém não estou portando $ para comprá-los no momento.
Enfim, se você não leu nada da Gillian e quer começar, O Adulto pode ser uma boa escolha: rápido e mostra o motivo de muitos amarem a escritora. Com certeza dei 5 estrelas.

 Não se esqueçam de seguir o blog pelo Google Friend Conect ali do lado direito e nos acompanhar pelo facebook e instagram também.

Muito obrigado por acompanharem a resenha! Vocês já leram algo da Flynn? Vamos conversar aí pelos comentários ;)
Abraços!


— Ricardo

You Might Also Like

30 comentários

  1. Oi, Ricardo!
    Ainda não li nada da Gillian porque ainda não tive tempo, mas como O Adulto é um conto, vou dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu!
      Pode apostar que assim que tiver um tempinho num intervalo, no onibus e etc dá pra ler. Curto e incrível.
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  2. Oiii Ricardo! Ainda não li nada dela, mas já coloquei esse conto e garota exemplar na Wishlist da Black Friday kkkk com certeza compro um dos dois! Fiquei muito curiosa agora para saber o final kkkk Adorei a resenha :D

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hellen!
      Aproveita os descontos da black friday e compra um deles, se possível.
      Espero que goste tanto quanto eu.
      Hahaha só lendo para descobrir >:)
      Muito obrigado :D

      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Acabo de conhecer o Lapso *---* Estou seguindo vocês.

    Eu tenho vontade de ler qualquer coisa dessa autora, mas anda não li. Nunca me atentei à premissa desse conto, mas achei bem interessante o "resumo" que você fez no inicio.

    EM breve pretendo ler.
    Abraços.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego! Tudo ótimo, e com você?
      Que legal, seja bem-vindo!
      Se você curte mistério, suspense ou policial, ou apenas quer conhecer algo novo, esse livro pode ser uma boa para você :D

      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  4. Tbm só li Garota Exemplar da autora, e tô querendo ler O adulto agora, gosto desse clima sombrio e de suspense, e aposto que o final deve set bem legal! Haha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Então você vai amar, provavelmente, esse conto. Por ser curto e bem fluido, você nem percebe que acabou o conto e já está pedindo por mais kkkk
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  5. Oi Ricardo! Ainda não li nada da autora e já ouvi falar muito bem desse conto. Vou colocá-lo na minha lista!
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!
      É uma boa escolha para começar a ler algo dela. Espero que goste bastante de seu estilo.
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu sou daquelas que ama um final certinho, concreto sabe?! Então acho que vou me aventurar lendo "Garota exemplar", que ainda não li.
    Beijos!

    Excêntrica Garota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Esther! Tudo ótimo e você?
      Realmente, se prefere um final em que você entende tudo o que está acontecendo, leia Garota Exemplar. Vai te conquistar XD
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  7. Acabei de ler uma resenha desse livro e estou ficando curiosa HSUAHSU nunca li nada dessa autora, mas sei que é bom.Pelo menos,é o que TODOS os leitores tem dito.Ela parece ser muito boa nas tramas né?

    Parabéns pela resenha ^^
    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Hahaha não perde mais tempo, procura algo dela que te chame atenção e leia!
      Nunca vi ninguém dizer que não gostou de Gillian Flynn, ela conseguiu encantar os fãs de thrillers e thrillers psicológicos com uma trama moderna e real.
      Muito obrigado :D
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  8. Olá Ricardo! Sou suspeita pra falar de Gillian Flynn pois é uma das minhas autoras preferidas! O meu preferido dela é "Lugares Escuros" e estou lendo no momento "Objetos cortantes" e adorando... adorei sua resenha sobre o conto :)

    Grande abraço
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÂO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!
      Hahaha difícil não gostarem dessa mulher!
      Estou ansioso para ler esse livros, enquanto isso fico só apreciando as resenhas hahaha
      Muito obrigado ^^
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  9. Fiquei confusa com como a protagonista foi de um caminho pra outro haha apesar de gostar de assuntos que envolvam mediunidade, como essa é uma fraude, e por outros aspectos do conto, acho que eu não curtiria muito a leitura :( mas a sua resenha ficou ótima!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Sério? Que legal! Não conheço muitos livros sobre esse tema, fiquei curioso agora hahaha
      Uma pena, mas vai de cada um ;) hahaha
      Muito obrigado! ^^

      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  10. Oi Ricardo!
    Quero demais esse livro!
    Primeira resenha que leio dele e já me apaixonei.
    Confesso que tenho uma relação de amor e ódio com a autora.Não gostei tanto assim de Garota Exemplar mas amei Objetos Cortantes.Preciso ler mais um pra desempatar isso kkkkkkkkkkk
    É muito acontecimento em tão poucas páginas,curioso pra ver como a autora conseguiu lidar com isso,afinal misturar paranormal com thriller e se sair bem não é pra qualquer um kkkkkkk
    Ótima resenha!
    Abraços!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cláudio!
      Esse livro é daqueles que te conquistam de primeira hahaha
      Esse pode ser o livro do desempate e, sinceramente, torcendo para que você goste dele hehe
      Já posso adiantar que ela consgeue se virar muito bem para um livro com menos de 70 páginas...
      Muito obriagdo :D
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  11. Olá Ricardo
    Gostei muito da sua resenha, sou fã de thrillers psicológicos e fiquei bem interessada na premissa de O Adulto, ainda mais que é um livro curto e com diagramação grande, dá para ler de uma sentada.
    Suspense com pitada de sobrenatural fiquei ainda mais ansiosa para conferir a narrativa.
    Da autora li Garota Exemplar e gostei bastante.
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luli!
      Muito obrigado!
      Para um amante de thrillers, esse é um livro daqueles para relaxar mesmo. Pegar um começo de tarde, sentar, ler e desestressar...
      Essa fusão criada pela autora funcionou muito bem para mim, espero que dê certo para você :3
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  12. Eu não sabia que se tratava de um conto, ainda mais um tão empolgante assim. Já baixei ele aqui pra mim ler no meu Kobo, aliás, chegou em uma boa hora, já que eu estava com uma ressaca literária que meu deus.... uehueheuheuh

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinicius!
      Ah é! Pode apostar que é bem empolgante, a cada página você fica mais preso ao livro.
      Vai ser um boa para sair da ressaca, curto, ótimo e um excelente suspense.

      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  13. Oi Ricardo, tudo bem?

    Eu nunca li nada da autora, ainda, mas tenho muita curiosidade, tanto que este conto já está na minha lista de leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Tudo ótimo e com você?
      Vai ser um ótimo caminho para começar Gillian Flynn, os livros delas são tão apaixonantes...

      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  14. Nunca li nada da autora, mas já me interessou. Salvando aqui na listinha haha
    😘
    www.cupidobrega.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Espero que goste bastante dela. É diferente de tudo que já li.
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  15. Menino, não sabia que O Adulto é um conto! Não sabia nada a respeito, mas já vou anotar a dica!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Então! Mais um motivo para ler algo da Flynn hahaha
      Se ler, me diz o que achou ;)

      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram