Resenha: Perdido em Marte, Andy Weir

09:00

Um astronauta é a 17ª pessoa a pisar em solo marciano e a 1ª a ser esquecida lá. Já pensou o que você faria se tivesse um planeta inteiro só para você? Pois Mark Watney sim, um astronauta da pesada aprontando altas confusões em Marte.
Oi pessoal! Como vocês estão? Gostaria de trazer para você a resenha de um livro incrível: Perdido em Marte.

Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.” — Sinopse oficial.




Título: Perdido em Marte
Autor: Andy Weir
Gênero: Aventura, Ficção
Páginas: 336
Editora: Arqueiro
Ano de Publicação: 2014

Mark Watney é um astronauta comum, com vastos conhecimentos de engenharia mecânica e botânica, um faz tudo jardineiro, como ele diz. Apenas uma coisa não é comum: sobreviver em Marte.
Sua equipe da Ares 3 está a seis dias em solo marciano e uma intensa tempestade provoca um aborto na missão, todos tem que ir para a nave de fuga e sair instantaneamente de Marte, mas algo ocorre, Mark é atingido por um destroço, perfurando seu traje e lhe provocando um ferimento. Toda sua equipe recebe a informação de que ele está morto, logo eles deixam o corpo do companheiro e fogem. Porém, logo o astronauta acorda e percebe que está sozinho em Marte.
Mark é inteligente, ele não entra em pânico e logo pensa em tudo que terá que fazer para se manter vivo até a próxima missão espacial. Como ele irá racionar a comida existente, será possível criar água? E o oxigênio? Quem sabe produzir uma plantação? Mas como fazer a terra ficar fértil?
O livro se passa em modo de diário, o astronauta esquecido relata como é o seu dia, as dificuldades que ele passa e todas as realizações que consegue produzir. Mas também é dividido em situações que mostram como a NASA está lidando com a suposta morte dele e depois a descoberta de sua sobrevivência e seus planos para resgatar o astronauta do planeta vermelho. Então isso demonstra como são os desafios de Mark em Marte e os desafios da Agência Espacial na Terra de tentar trazê-lo com vida de volta o mais rápido possível.
Mark Watney é o melhor personagem que já existiu! Mesmo sendo um livro sério, com o tema de sobrevivência e aventura, Mark tem um ótimo senso de humor, não importa o que acontece ele não perde o positivismo e humor. Tem momentos que eu parei de ler, fechei o livro e fiquei rindo por alguns minutos e sempre que eu me lembrava dessa situação voltava a rir muito.

“‘Ele está perdido lá. Acha que está totalmente sozinho e que desistimos dele. Que tipo de efeito isso pode surtir no psicológico de um homem? Fico me perguntando o que ele está pensando nesse instante. ’ ‘Por que o Aquaman consegue controlar baleias? Elas são mamíferos! Não faz sentido.’”

Esse é apenas um pequeno exemplo das pérolas que podemos encontrar durante o livro. Isso é ótimo, pois Andy Weir conseguiu manter o humor mesmo durante cenas de sobrevivência e tensão.
Achei incrível como o autor consegue manter a verossimilhança enquanto escrevia, ele consegue descrever com detalhes tudo sobre física, reações químicas, botânica, engenharia espacial e tudo o mais. Parece até que o próprio escritor que criou a física espacial para conseguir ter tanta experiência na área. Então o livro é cheio de explicações sobre física, as reações químicas que o Mark precisa fazer para obter tal produto e etc. Eu não achei maçante essas partes e acabei entendendo tudo o que ele queria dizer, mas talvez alguém que entenda pouco disso possa achar estranho.
É muito legal ver como toda a população torce pela volta do astronauta. Que todos os cientistas e especialistas da NASA e do mundo tentam ajudar de qualquer forma a trazer de volta o Mark. Talvez seja um pouco idealizado de mais? Talvez, mas da maneira como Weir fez isso, é espetacular.

“Todo ser humano tem um instinto básico de ajudar os outros. Talvez não pareça ser assim às vezes, mas é verdade.”

E sabe o que é mais legal? No início do livro há um mapa da região marciana que nosso astronauta está, então, sempre que Mark cita alguma região ou alguma distância a percorrer, é fácil o leitor se localizar, já que ele pode utilizar o mapa para acompanhar o trajeto.
Mas uma dúvida ficou em mim até agora: EM QUE ANO SE PASSA ESSA HISTÓRIA? Fiquei muito curioso com isso e a cada página que passava queria saber para quando o escritor planejou essa história.
Agora só me resta assistir ao filme (vocês não fazem ideia de como foi difícil achar o livro com a capa original em vez da do filme), estou muito ansioso para vê-lo desde quando estreou, já que esse filme não passou no cinema da minha cidade.
O livro é incrível, 5 estrelas e favorito. Já entrou para os favoritos de 2016.



Espero que tenham gostado da resenha, gostaria que todos lessem esse magnífico livro para terem essa surpreendente e divertida experiência.


— Ricardo

You Might Also Like

16 comentários

  1. Eu já havia lido algumas resenhas e todas apontam esse bom humor do protagonista, o que é hilário, considerando toda a situação. Deve ser uma leitura rápida, já que é narrada em forma de diário, vou tentar encaixá-lo ainda nas leitura desse mês. Ah, que bom saber que o autor tem todo esse conhecimento sobre física espacial, deixa tudo muito mais plausível.
    Ótima resenha, cheia de entusiasmo, impossível não ficar curiosa!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, esse é o diferencial do protagonista. Quando você está tenso em uma situação com ele, o que você menos espera é cair na risada.
      Tente encaixá-lo e, se ler, me conte o que achou.
      Com as explicações do autor, parece que tudo é possível. Ele deve ter estudado de mais para saber sobre tudo isso e conseguir passar para os leitores com clareza.
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  2. Olha só! Curiando os blogs e aprendendo rs
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas como você disse que é magnífico vou adicionar à lista de leituras.
    Beijos :)
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK
      Ele é muito bom mesmo, muito divertido ver como alguém busca a sobrevivência mesmo quando as chances são mínimas.
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  3. Ooi! Menino, eu sou louca para ler esse livro, desde muuito antes do filme (que eu vi e amei, por sinal). Sempre leio os elogios e fico me odiando por não ter lido ainda. Fico contente de ver que mais uma pessoa adorou.
    Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Adorei mesmo! É tudo de bom. Tem um pouco de cada elemento que eu gosto, então foi um livro especial.
      Quero muito ver o filme ainda, mas estou procrastinando demais. Leia, pois você não deve se arrepender.
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  4. Quero muito ler hahaha o filme gostei bastante. Parabéns pela resenha Bjos!

    BLOG LITERÁRIO 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que você gostou do filme, mais um indício que irei adorar assisti-lo kkkk
      Muito obrigado pelo elogio.
      Bjos!

      -Ricardo

      Excluir
  5. Olá!
    Já tinha visto esse livro, mas não sabia muita coisa sobre ele.
    Ao ler sua resenha, fiquei com vontade de ler a obra. O senso de humor do Mark deve deixar a leitura mais divertida.
    Pelo seus comentários, o livro parece ser ótimo.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e que ela tenha despertado a sua vontade de ler.
      Pode apostar que ficou muito mais divertido, nos momentos mais tensos ele consegue fazer humor. Isso é muito legal.

      Abraço!

      -Ricardo

      Excluir
  6. Já havia iniciado a leitura, mas achei um pouco parado no começo e optei por termina-lo outra hora. Assisti o filme e ainda não terminei de ler o livro uehueeh Mas quero le-lo em breve. Enfim, achei o protagonista ótimo, e tudo foi trabalhado de uma forma muito real que nos envolve ainda mais.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, ele vai ficando cada vez melhor!
      O protagonista é um dos melhores personagens que tem.
      Tudo é muito real no livro, parece que tudo é possível de acontecer.

      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  7. Esse livro parece ser muito, muito bom!
    Adoro ficção científica e achei excelente a sua resenha!
    Preciso ler! =)
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei mesmo esse livro, então acho que você vai gostar também. A ficção científica abordada nessa obra é tão real e provável que nem parece ficção.
      Muito obrigado XD
      Bjs

      Excluir
  8. Jurava que tinha comentado nesse post! Que loucura! kk
    Eu amei a resenha, fiquei com muita vontade de ler, mas acho que antes verei o filme, espero que seja bom para que não tire a boa impressão que tenho do livro haha
    Gosto muito de personagens no estilo do Mark, com senso de humor mesmo nas piores horas kkk
    Muito boa a resenha, parabéns!

    -Carla | http://dna-literario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Acontece
      Acho que você vai gostar bastante, verei o filme em breve, então não sou capaz de opinar kkkkkk
      Esse estilo de personagem é o meu favorito kkkkk
      Muito obrigado! ^^

      Abração

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram