Resenha: Um Amigo no Escuro, Marcia Kupstas

09:00

A resenha de hoje é do livro brasileiro de Marcia Kupstas, Um Amigo no Escuro. Este é meu livro nacional favorito por ser tão emocionante e que te prende em uma leitura fascinante.
Um defeito na rede elétrica deixa o bairro sem luz. Nada de movimento, televisão, rock pesado no aparelho de som, nada para se distrair. E Luciana se vê triste e solitária. Só uma coisa funciona: o telefone. Quem sabe fazendo a roleta-russa, ligando um número qualquer, ela encontre alguém com quem possa conversar e até trocar confidências.” – Sinopse oficial.

“A amizade é o melhor pretexto até hoje inventado para que o indivíduo pretenda tomar parte na felicidade do outro.”



Luciana é uma adolescente de 13 anos entediada em seu quarto durante um blecaute, e a única coisa que funciona na rede é seu telefone (como ele funcionava, eu não sei). Ela disca um número aleatório em seu telefone e ele começa a tocar. Quando um adulto atende, a primeira coisa que Luciana pergunta é “Você quer ser meu amigo?” e ela e o homem, Miguel, que começam a conversar bastante, ficam realmente bem próximos de uma amizade. Miguel começa a perguntar sobre Luciana e como ela é, no começo ela se estranha com as perguntas, mas ele se desculpa e ela ignora o que aconteceu.
Eles ficam trocando ideias, opiniões e o principal, que deixa a história tão emocionante e deixa o leitor preso em sua trama, seus segredos que eles tinham medo ou vergonha de compartilhar com a família ou qualquer outra pessoa.
Um Amigo no Escuro é quase que totalmente feito em diálogos e isso deixa o livro mais interessante e rápido, tornando uma leitura fluída e uma narrativa gostosa de ler.
O livro, por ser curto, te dá uma oportunidade de ler de uma vez só, você se senta em um sofá e começa a ler e em menos de uma hora você já terminou de lê-lo e está chorando em posição fetal abraçado com o livro.
Minha namorada que me indicou o livro e no começo eu não dava muita importância a ele, um livro pequeno, brasileiro e mais velho que eu.
Quando eu comecei nas primeiras páginas eu sabia que estava errado: a história já começa muito interessante e você quer sempre saber mais e mais sobre a Luciana, Miguel, seus segredos e tudo o que está acontecendo entre eles.
A autora fez um trabalho esplêndido, pois em menos de cem páginas ela conseguiu colocar tamanha emoção, sentimentos, realidade e tudo o que um livro ótimo poderia ter.
A história é simples, porém impactante. Luciana revela seus segredos mais profundos facilmente, porém Miguel hesita bastante em revelar o seu segredo principal, mas, se prestar bastante atenção, você consegue saber antes que ele revele.
As emoções que o livro dispõe fazem o leitor ficar emocionado a todo o momento, na metade do livro você já deve estar derrubando lágrimas e no final a autora faz todos os seus sentimentos transbordarem do corpo.

Obrigado por ler minha resenha de Um Amigo no Escuro. Deixe um comentário nos contando sua experiência com este livro ou sua futura leitura com ele. O que você faria no lugar de Luciana? Você ficaria conversando com um desconhecido por diversão? Obrigado pela atenção e ótimas leituras!


— Ricardo.

You Might Also Like

12 comentários

  1. Muito tempo atrás eu marquei ele como um livro que eu queria ler no skoob. Com o tempo, porém, acabei deixando ele de lado. Agora fiquei curioso de novo hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, obrigado! Por favor, leia! Vale muito a pena!!

      Excluir
  2. Obrigada pela mensagem no Skoob recomendando a leitura.
    Gostei da sua resenha, ainda não o li. Mas irá entrar para minha meta de leitura esse ano.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, que legal! Espero que goste bastante do livro. Obrigado!

      Excluir
  3. Eu não consigo encontrar esse livro para ler em lugar algum. Alguém sabe um lugar onde posso baixar ou comprar? Estou há anos querendo ler rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia, como vai?
      Realmente, ele é bem difícil de achar. Não encontrei em sites de compras, muito menos para baixar em PDF. Tente procurar em alguma biblioteca da sua cidade, algum sebo ou algo assim.
      Te desejo boa sorte para encontrar!

      -Ricardo

      Excluir
  4. Alguém por favor faz um resumo do livro "Um amigo no escuro" preciso urgente

    ResponderExcluir
  5. Alguém por favor faz um resumo do livro "Um amigo no escuro" preciso urgente

    ResponderExcluir
  6. Li é incrível..Li aos 15 anos, até hoje continua sendo o preferido.. de todos que li

    ResponderExcluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram