Resenha: Anexos, Rainbow Rowell

12:25


Esse livro se passa no final do século XX, mais precisamente em 1999, e envolve três protagonistas: Lincoln O’Neill, Beth Fremont e Jennifer Scribner- Snyder.
Lincoln se candidatou a uma vaga para técnico de informática em um grande jornal, porém acabou tendo a tarefa de fiscalizar emails alheiros através de um programa chamado WebShark, que filtra as mensagens com determinadas palavras chaves que tenham caráter duvidoso. Ou seja, o programa pega todos os emails que aparentemente não são relacionados ao trabalho no jornal, e Lincoln tem o dever de mandar uma mensagem para essas pessoas as alertando que aquilo é errado.
Beth é crítica de cinema que mora com o seu namorado, e sua amiga, Jennifer é editora, casada e ela e o marido estão passando pelo processo de decidir ter um bebê. As duas, assim como todos da empresa, têm a plena consciência que os emails de trabalho são monitorados, mas elas simplesmente não se importam, e continuam trocando mensagem sobre tudo.
Assim que Lincoln se depara com as mensagens das duas, ele sabe que deve denunciá-las, mas ele fica entretido com a conversa e acaba deixando passar, e além do mais, são apenas emails inofensivos e engraçados, em sua opinião. Só que conforme o tempo e as mensagens passam, ele acaba se apegando cada vez mais as duas, e principalmente a Beth.
É então que ele entra em um conflito interno, porque ele não pode simplesmente se declarar para Beth, afinal como ele explicaria o fato de ele saber tudo de sua vida? E mais, como poderia ele se apaixonar por uma pessoa que ele nunca viu, sem saber seu rosto e nem nada?
O livro é contado de duas formas diferentes: na perspectiva de Lincoln onde se é falado da vida dele, do seu ultimo relacionamento fracassado, da sua família, e das coisas que o atormentam, e também as mensagens trocadas pelas duas amigas. Achei que isso deixou a história ainda melhor por ser algo diferente. Isso também deixou o livro muito equilibrado, já que quando Lincoln narra é algo um pouco mais triste, já que ele está em um momento infeliz e estagnado em sua vida, e as trocas de emails são na maioria das vezes engraçadas e divertidas.
Gostei muito do Lincoln, principalmente. Em alguns momentos fica claro o quanto ele é sensível, companheiro, e bom. E ele tem um passado amoroso meio complicado, o que faz com que o leitor se sensibilize mais com ele.
Gostei desse livro logo que vi sua premissa, e realmente assim como eu esperava a história se desenvolve de uma maneira nada clichê, uma vez que ele propõe algo bem diferente do que estamos acostumados.
Esse livro realmente tem uma reviravolta para cada um dos personagens, e algumas coisas realmente emocionam bastante.
A escrita da autora é realmente algo que funciona muito bem pra mim, uma vez que eu já tinha lido Eleanor & Park dela, e dado 5 estrelas de 5 estrelas. Acho que é algo que fluí muito bem, me faz querer mais a cada página e realmente consigo ver a mensagem que ela quis passar com determinadas coisas.
Anexos se tornou o meu amorzinho da vida, foi muito gostoso e leve de ler. O livro me fez chorar, me fez rir, e me fez ficar com aquele sorriso bobo no rosto.

-Adriane 

You Might Also Like

15 comentários

  1. Fui direcionada através do Skoob para ler a resenha. Incrível, Adriane!

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriane, você me enviou um recado no skoob, falando sobre a resenha, e vim conferir pois estou interessada neste livro, a resenha ficou muito boa, pois você soube explicar tudo direitinho, sem passar informação de mais. Fiquei com mais vontade ainda de ler o livro!
    Bjos, Ana Carolina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Ana :D espero que você goste tanto do livro quanto eu! Beijoss

      Excluir
  3. Wow! Amei a resenha! Mal posso esperar para lê-lo!!! Beijos Literários :)
    http://leiturasdeumacacheada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^^ entrei no seu blog e adorei o desafio literário para 2016! Será que consigo? Hahaha
      Beijos

      Excluir
  4. Obrigada pelo recado. Gostei da resenha e acho que não vou esperar muito para ler esse livro rs.

    ResponderExcluir
  5. olá ! adorei a resenha! esta livro é um dos meus preferidos e sempre q posso releio ele após ler algum livro mais triste ! uma dica de livro neste estilo do ANEXOS q eu li e ate hoje também é um dos meus queridinhos é o livro ANIMATE ME: AMOR CRIATIVO da ruth clampett ! é nesse estilo de anexos e muito bom mesmo! recomendo!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada :D sua indicação está anotada! Um livro que por algum motivo me lembrou de Anexos foi "Fiquei com o seu número" já que a protagonista tem contado com as mensagens do mocinho! Beijos

    ResponderExcluir
  7. A única coisa que li dessa autora foi o conto em O Presente do Meu Grande Amor, que a Perkins organizou (se não leu, leia! Repleto de autores ótimos!). Senti a mesma coisa que você, não sei nem explicar, simplesmente queria mais textos dela.
    Já li um livro que seguia com e-mails (O Garoto da Casa ao Lado, da Meg Cabot, acho que o título é assim), mas eu senti falta de algo mais profundo, acredito que a Rainbow deve ter achado o ponto certo colocando narrações do Lincoln. Já vai pra lista de próximos a ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já li "O presente do meu grande amor" e adorei o conto da Rainbow, mas os meus preferidos do livro foram "É um milagre de Yule, Charlie Brown" da Sthephanie Perkins, e "Bem vindo a Christmas, Califórnia" da Kiersten White!
      Espero que goste de Anexos!!!

      Excluir
  8. Olá Adriane! Você me enviou um recado no Skoob, falando sobre esta resenha, e assim que eu pude corri para lê-la. Eu adorei sua resenha, você escreve muito bem! Fiquei com mais vontade ainda de ler este livro.


    Seu blog é uma graça! <3

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada Valéria :DD
    Espero que goste do livro
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Eleanor e Park me cativou muito :) sempre quis saber se os outros livros da autora são do mesmo estilo! Parece ser muito bom *-* outro dela que quero ler é "Fangirl"

    xoxo
    semitributo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram