Projeto lendo Os Instrumentos Mortais: #1

09:00

Em 2016: um novo ano, um novo projeto.
Decidi lançar uma nova proposta minha para o blog: o Projeto lendo Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare. A proposta é o seguinte, eu leio a série completa dos Instrumentos Mortais e assim que eu acabar um livro eu vou postar sua resenha.
A resenha de hoje será o primeiro livro da série — Cidade dos Ossos. O primeiro livro, de muitos, que eu li no ano.
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. — Sinopse oficial.



Clary é uma adolescente normal de 16 anos e ela resolve ir a uma boate com seu melhor amigo Simon. Uma pessoa estranha lhe chama a atenção e ela passa a persegui-la durante a balada. Esse jovem de cabelo azul entra em uma sala nos fundos e três outros jovens, igualmente estranhos, entram atrás armados com facas e chicotes esquisitos. Clary fica abismada e resolve ir atrás ver o que está acontecendo até que ela presencia o assassinato do garoto de cabelo azul, e de repente ele some no ar sem deixar nenhum rastro de que um dia existiu e morreu. Ela tenta impedir que isso aconteça, porém não foi efetivo e ela começa a discutir com os jovens, Jace, Isabelle e Alec, que mais tarde ela descobre que eles são Caçadores de Sombras e matam demônios, como o que acabou de morrer.
Clary nota que ninguém mais consegue enxergar essas pessoas a não ser ela. Então ela tenta apenas esquecer o que aconteceu. O jovem assassino, Jace, o outro protagonista, a reencontra de novo e eles começam a ficar muito próximos. Porém tudo muda quando sua mãe é sequestrada. Os dois partem para a casa de Clary e encontram um monstro lá e Jace o derrota com muita habilidade. É a partir daí que Clary começa a enxergar um mundo novo, um mundo com a verdadeira visão, podendo enxergar seres místicos, com magias e habilidades que só existiam em mitos e contos de fadas e aos poucos descobrir a verdade sobre o Submundo e os Caçadores de Sombras.
“O mais engraçado dos mundanos é os quão obcecados por mágica eles são, considerando que são pessoas que nem conhecem o significado dessa palavra.”
Uma coisa incrível que eu adoro nesse tipo de livro é como eles têm o poder de nos transportar para um novo universo, uma nova vida. Eu adoro viver novas vidas. Um universo mágico, com seres místicos, demônios, monstros, guerreiros e tantos outros. Cassandra Clare conseguiu fazer isso com maestria, inventou um mundo totalmente novo dentro de Nova Iorque e ao redor do mundo.
Os personagens e suas histórias são envolventes para o leitor que sempre busca saber o que aconteceu com o personagem e com sua família. Clare consegue fazer isso muito bem, ela aumenta a vontade do leitor para saber a vida de um personagem e ela relata suas memórias no momento certo, nem tarde demais nem cedo demais.
“As coisas mais terríveis que os homens fazem são em nome do amor.”
Cidade dos Ossos foi muito bom, para mim. Acho que li no momento certo, pois consegui apreciar cada detalhe da história.
Duas coisas deixaram a desejar no livro, em minha opinião. Primeiro, o fato de o livro ter folhas bem finas e letras bem pequenas; porém é possível entender porque Cidade dos Ossos tem mais de 450 páginas e se a letra fosse maior, quem sabe quantas páginas teriam no total. Segundo, que é uma coisa não tão boa por um lado, mas por outro lado é muito bonito; a capa é holográfica, mas não a capa em si, se parece mais com uma película, essa é a parte boa e bonita — que tem em todos os livros inclusive no meu box. Porém a parte ruim disso é que, dependendo da maneira que o livro é segurado, ele pode perder esse efeito reflexivo. Mas utilizando da maneira correta, não há o que temer.


















“Ver através do feitiço é fácil. As pessoas é que são difíceis.”
Finalizando, o livro foi ótimo, dei cinco estrelas e favoritei no Skoob. Espero que todos tenham a mesma experiência maravilhosa que eu tive ao lê-lo.

Para ver as outras resenhas da saga:

#4/#5/#6

Muito obrigado pela atenção. Deixe um comentário falando sobre seu ponto de vista a respeito desse livro. Como você agiria no lugar de Clary? O que você faria se tivesse o dom da Visão e enxergasse tudo como realmente é?


— Ricardo

You Might Also Like

10 comentários

  1. Ainda penso em ler esse livro, embora ainda tenha várias sagas aguardando na estante! (acumular sagas é comigo mesmo! hahaha) seguindo o blog ;)

    Se puder seguir de volta, agradeço

    http://vivendo-leituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Eu recomendo essa saga, ela parece ser muito boa!

      Excluir
  2. Nossa gostei muito de sua resenha. Tava meio que enrolando ler essa serie e então saindo da minha zona de conforto coloquei na minha meta de leitura do Skoob.

    ResponderExcluir
  3. É muito legal quando a gente consegue isso, entrar na história do livro e quer ler, ler e ler até saber o que vai acontecer, no momento isso não tá acontecendo comigo, os livros não estão me segurando... Eu queria muito esse box com capa holográfica, é lindo ♥ quero ler o primeiro livro mas não tenho ele ainda :c

    http://portasdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo, isso é o melhor de uma história, a imersão! Tenha o livro, vai ser muito bom!

      Excluir
  4. Eu li todos os livros da série, e ainda os tenho em PDF...
    Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não terminei a série, mas espero que seja tão bom quanto os primeiros livros

    ResponderExcluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram