Resenha: Os 13 Porquês, Jay Asher

17:35

“Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play
O livro “Os 13 porquês” é narrado por Clay, um menino que é apaixonado por Hannah, uma garota que se matou recentemente. Antes de cometer suicídio, ela enviou uma caixa com sete fitas para algumas pessoas específicas. As seis primeiras fitas possuem dois lados, e a sétima apenas um, totalizando treze faixas, cada uma contando uma história diferente.
No início Clay não compreende o que são as fitas, e como seria possível recebe-las de sua colega morta. Conforme ele escuta a primeira faixa, ele compreende que essas são fitas gravadas por Hannah antes que ela se suicidasse, e que cada história fala sobre uma pessoa que influenciou na grande decisão da garota, e o que fez para causar um impacto negativo em sua vida. O plano é que cada pessoa que está em cada uma das faixas receba as fitas e as escute, e então passe para o próximo da lista. A regra deve ser seguida a risca, pois Hannah garante que se a corrente das fitas fosse rompida, todas elas seriam expostas para o mundo, assim como as pessoas que fizeram mal para ela de alguma forma. 



Logo nas primeiras páginas do livro, ficou claro que ele seria denso. É triste acompanhar Clay nessa jornada, tendo que escutar por tudo o que a menina que ele gostava sentiu, e saber que ele foi um dos motivos, mesmo sem entender o que fez. E ao mesmo tempo traz a reflexão “quantas pessoas ao meu redor estão sofrendo e não vejo?”.
O livro me fez pensar no fato de que ás vezes não pedimos ajuda quando precisamos, porque achamos que não necessitamos, e que ninguém pode faze-lo. Mas mesmo que a gente não saiba, há alguém que se importa com você.
E creio que o mais importante é que o livro mostra que não temos noção do impacto que temos na vida das outras pessoas. Não sabemos como uma simples ação nossa, pode causar uma grande consequência.


-Adriane

You Might Also Like

9 comentários

  1. Adriane, sempre ouvi muito falar sobre esse livro. Mas, não sabia bem o que eram as fitas ou para que eram. É bem chocante, então são para as pessoas que fizeram mal a garota. O livro deve ser denso mesmo.Amei sua resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele é bem denso, e é por isso que ele é tão bom! Muito obrigada :D

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Já estava com vontade de ler esse livro, agora estou mais! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Drii! Ficou ótima a resenha e o livro também é muito bom! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thaaa!! Um dos meus livros preferidos da vida <3 beijinhosss

      Excluir
  5. Estou louca para poder le-lo, mas como já disse, eu não consegui encontrar nas livrarias perto da minha casa, infelizmente :( Mas eu vou compra-lo algum dia. Estou apaixonada! Sério, amei a resenha! Parabéns pelo blog. Será que você já ouviu falar do livro Cartas de amor aos mortos? Você poderia fazer uma resenha desse livro, é maravilhoso e super recomendo a todos os jovens. Ensina muitas coisas ao leitor, e eu me emocionei muito. Bem, está aqui a sugestão! Até a próxima! Beijos! Bye ^^

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada, esse livro é realmente é difícil de se achar!
    Ainda não li esse livro, mas a sugestão está anotada!
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram