Top 5 Melhores Lidos no Ano - Ricardo

10:14

2015 está no fim e com ele veio livros incríveis e que me surpreenderam. Alguns com uma história maravilhosa ou outros que superaram qualquer expectativa que eu havia com eles antes de lê-los.
Resolvi listar os cinco livros que eu mais adorei e que li este ano, organizados por ordem cronológica:

Battle Royale, Koushun Takami:
 Battle Royale é um thriller de alta octanagem sobre violência juvenil em um mundo distópico, além de ser um dos best-sellers japoneses e mais polêmico entre os romances. Como parte de um programa implacável pelo governo totalitário, os alunos do nono ano são levados para uma pequena ilha isolada e recebem um mapa, comida e várias armas. Forçados a usarem coleiras especiais, que explodem quando eles quebram uma regra, eles devem lutar entre si por três dias até que apenas um "vencedor" sobreviva. O jogo de eliminação se torna a principal atração televisiva de reality shows. Esse clássico japonês é uma alegoria potente do que significa ser jovem e sobreviver no mundo de hoje. O primeiro romance do jornalista Koushun Takami, tornou-se um filme ainda mais notório pelo diretor de 70 anos de idade, Kinji Fukusaku.” – Sinopse oficial.


Quando eu me interessei por este livro, ouvi muitos falarem sobre este ser um “Jogos Vorazes japonês”, então já tinha uma ideia do que estaria por vir. Porém superou todas as minhas expectativas.
A história se passa durante um governo fascista japonês na década de 90, uma sala de uma escola vai para uma “excursão” de ônibus, porém todos acordam em uma sala com coleiras no pescoço recebendo instruções sobre o mortal programa japonês do qual eles vão participar.
Para ler a resenha de Battle Royale clique aqui.

Um Amigo no Escuro, Marcia Kupstas:
Um defeito na rede elétrica deixa o bairro sem luz. Nada de movimento, televisão, rock pesado no aparelho de som, nada para se distrair. E Luciana se vê triste e solitária. Só uma coisa funciona: o telefone. Quem sabe fazendo a roleta-russa, ligando um número qualquer, ela encontre alguém com quem possa conversar e até trocar confidências.” – Sinopse oficial.



Quando minha namorada me recomendou este livro, eu não dei muita importância a ele — um livro antigo, brasileiro e com menos de 100 páginas. Porém a história parecia um pouco interessante à primeira vista. Resolvi ler e me impressionei como a autora conseguiu colocar tanta emoção, sentimento e realismo em um livro.
Para ler a resenha completa Um Amigo no Escuro clique aqui.

O Código da Vinci, Dan Brown:
Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeça que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.
Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade.” – Sinopse oficial.



Eu sempre tive vontade de ler algo de Dan Brown, pois sempre tive curiosidade de saber se os livros eram tão perfeitos quanto os filmes. Decidi começar pelo Código da Vinci, e foi uma ótima escolha. Um dos motivos por eu ter adorado tanto este livro foi o fato de Langdon e seus companheiros estarem revelando fatos e mitos sobre a história, sobre a arte e sobre as religiões, sobre assuntos que você não deixa pensar sobre. Isso foi uma das coisas, fora a trama em si, que me fez apaixonar pelo livro. Desejo ler os outros livros em que Robert Langdon aparece logo.
Para ler a resenha completa sobre O Código da Vinci, clique aqui.

Endgame, O Chamado, James Frey:
Doze jogadores. Jovens, mas pertencentes a linhagens ancestrais. Das quais descende toda a humanidade. Linhagens escolhidas milênios atrás. E que vêm se preparando desde então. Eles não têm poderes sobrenaturais. Não podem voar, não transformam chumbo em ouro nem curam a si mesmos. Quando a morte chega, eles morrem. Eles e todos nós. São os herdeiros da Terra e cabe a eles resolver o Grande Mistério da Salvação. Um deles precisará conseguir fazer isso, ou todos estaremos perdidos. Só um pode ganhar. O Endgame é real. E vai começar.” – Sinopse oficial.



Só essa sinopse já me deixou louco para ler e quando eu descobri que o autor é o mesmo que escreveu Os Legados de Lorien (uma das minhas séries favoritas), eu tinha certeza que não iria me arrepender de ler — não é a toa que veio parar nos melhores de 2015. A história começa contando um pouco sobre como cada Jogador descobriu que o Endgame começou e partir daí eles precisavam se encontrar em um lugar específico e conhecer as regras do Jogo do qual participariam que seriam dadas por uma entidade que eles não conheciam.
Para ler a resenha completa sobre Endgame, O Chamado clique aqui.

Todos os Nossos Ontens, Cristin Terrill:
O livro foi tão bom para mim que foi a primeira resenha que fiz para o blog, então vou resumir a sinopse e o comentário.
Em, quatro anos no futuro, é uma prisioneira que quer usar Cassandra, uma máquina do tempo, para poder, junto com seu amigo prisioneiro, voltar em uma época que esta máquina não existe e impedir sua construção. Marina está no presente e vive uma vida normal para uma adolescente de sua idade: vai ao shopping com suas amigas, seus pais estão prestes a se divorciar e ela é totalmente apaixonada pelo seu vizinho James, um tímido jovem cientista.
Quando Em volta no tempo, a vida dela e de Marina se entrelaçam.



Minha parte favorita do livro foi como a autora deu mais ênfase na vida e nos problemas dos personagens e menos para os conflitos globais.
Para ver a resenha do livro clique aqui.

Obrigado pelo acesso. Continue visitando o blog para mais experiências literárias.
Gostaríamos de saber o seu TOP 5 livros de 2015, deixe um comentário para sabermos sua opinião!


— Ricardo.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá Ricardo!
    Os minhas leituras preferidas de 2015 foram:
    Joyland - Stephen King
    Como falar com um viuvo - Jonathan Tropper
    Mentirosos - E. Lokhart
    Caixa de pássaros - Josh Malerman
    A mulher de preto - Susan Hill

    Fiz resenha de alguns desses livros lá no blog se quiser conferir

    Abraço

    http://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Gostei bastante de seu top 5, já estou seguindo seu blog!

      Abraços!

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram