Resenha: O Velho Mundo, Kátia Regina Souza

10:00

Nove primos têm uma missão muito importante. Não é aqui na Terra, mas sim em outro mundo. A coragem vai ser colocada em prova. Ah é, eles são crianças.

Olá, gente. Na resenha de hoje, o livro é O Velho Mundo — Abrem-se os Portões de Erebo da autora Katia Regina Souza. Uma escritora super talentosa que sabe muito bem como contar uma história.

Tudo o que já foi criado corre o risco de ser destruído - essa é a primeira e mais dura lição que os pequenos primos Cantrell aprenderam sobre a vida. Roubadas de suas infâncias confortáveis, as crianças assumem a responsabilidade de defender os treze mundos quando a própria essência do mal escapa das Terras de Erebo: Cruciare, a fonte macabra de nossos piores pesadelos.
Ao mesmo tempo, uma profecia ameaça as terras e apenas um elixir pode impedir que o efeito desta seja catastrófico. Em uma jornada de luta, novas amizades e autoconhecimento, Daniel, Olívio, Tiago, André, Clara, Débora, Gabriela, Ágata e Eduardo Cantrell enfrentarão adversidades e, em meio a dores e perdas, descobrirão o verdadeiro significado da palavra família.
Afinal, até onde você iria por amor?” — Sinopse oficial.



Título: O Velho Mundo
Subtítulo: Abrem-se os Portões de Erebo
Autora: Katia Regina Souza
Gênero: Infanto-juvenil, Aventura
Páginas: 251
Editora: Giostri
Ano de Publicação: 2016


Os nove primos Cantrell recebem na mesma noite um sonho: um mundo sendo destruído. Seres vivos morrendo e o ambiente enegrecendo. Somente eles podem salvar este mundo do terrível presságio e consequentemente salvar todos os outros doze mundos que existem. Um sonho, que está mais para um pesadelo, que ninguém quer vivenciar.
Como entrar nesse mundo totalmente diferente para poder salvar não só a humanidade, mas toda a vida dos treze mundos? Uma árvore é a solução. A árvore que os primos sempre conheceram e brincaram é a entrada o Velho Mundo. Porém será que eles realmente devem prestar atenção num sonho bobo? Quão ilógico é nove crianças terem que salvar treze mundos? Mas eles finalmente aceitam e vão parar no Velho Mundo. Eles compreendem que eles são a solução para que a ordem volte a se estabilizar em todo o universo.
Como em uma boa aventura, os primos se veem perdidos neste novo local. Andando sem rumo, até que encontram a ajuda de seres mágicos, anciões, seres estranhos e várias criaturas fantásticas. Os reis que enviaram o sonho para as crianças surgem nessa jornada delas para as ajudarem. Muitas aventuras acontecem para salvar esse mundo, desde longas viagens com desafios pelos caminhos, até mesmo uma espécie de exorcismo! Esse livro tem muito para agradar todos os estilos.
Entendemos então a mitologia complexa dos deuses, imortais e mortais, a criação dos mundos, a existência ou ausência de magias e tecnologias. São tantos assuntos complexos que nos são apresentados, mas a autora consegue explica-los de uma forma tão simples... Eu não conseguiria explicar para vocês tudo isso por aqui, então deixarei para vocês descobrirem mais ao ler o livro.

“Adultos estão constantemente cabisbaixos. Perderam a habilidade de levarem as coisas na brincadeira, de acordarem em um dia da semana e pensarem ‘Hoje vou fazer algo diferente’. Eles não podem. Não mais. Tem que nos sustentar para que, um dia, a gente fique igual a eles. É um sistema terrível e cruel. Por enquanto, ainda podemos ser diferentes! Eu não desejo me tornar uma dessas pessoas que não têm interesse pela vida.”

Os primos Cantrell são muito legais. Eles têm entre 4 e 13 anos e cada um tem uma personalidade bem diferente e única. Como são nove personagens principais, claro que fica difícil focar em todos igualmente, então alguns personagens recebem mais atenção que outros, como a Ágata, a líder do bando, Daniel, o mais novo, Débora, a encrenqueira, por exemplo. Mas todos são igualmente importantes na história. É muito interessante ver como são crianças que perderam a infância tão rapidamente, dando lugar a um amadurecimento forçado. Todas as aventuras que enfrentam os tornam mais maduros e mais espertos.
O mundo criado pela autora é incrível. Ela é extremamente criativa, muito esperta e sabe muito bem como descrever. Não me senti perdido nas explicações sobre os mundos existentes nem sobre a mitologia criada, tudo muito real e crível que nem parecia ficção. Com o passar do livro, cada acontecimento era mais surpreendente que o anterior.
Gostei muito toda a história do começo ao fim, não me desanimei com a leitura em nenhum momento, de tanto que ela me prendeu. Até que li esse livro rápido, para meus parâmetros.

“A memória é a primeira coisa a nos deixar, então aproveitem as suas.”

Acho que o único ponto negativo que encontrei, foi que achei a linguagem usada pelas crianças ao falar muito complexa e formal para a idade delas. Mas com o decorrer do livro, isso foi melhorando.
O final foi muito bom. A autora foi bem fria com o final, mas tem coisas que somos obrigados a fazer. Não mudaria o que aconteceu, pois deu um ar muito incrível ao livro. Não vejo a hora de ler a continuação.
Por fim, dei 4 estrelas ★★★★ no Skoob e super recomendo a leitura nacional.
Esse livro eu ganhei em um sorteio do DNA Literário. Eu vi a resenha no blog e achei muito interessante, então não pude perder a chance de participar. Fiquei muito feliz quando ganhei o sorteio. Também conversei um pouco com a Kátia por email e ela foi super receptiva e amigável.


Espero que tenham curtido o livro e a resenha. :D

 Não se esqueçam de seguir o blog pelo Google Friend Conect ali do lado direito e nos acompanhar pelo facebook e instagram também.

Abraços e até a próxima!


— Ricardo

You Might Also Like

4 comentários

  1. Oioi!! Esse livro parece ser bem interessante do ponto de vista de trazer muitas lições, acho que vale a pena dar uma conferida :)
    Adorei a resenha, grande abraço!
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO - PARTICIPE DO CONCURSO RESPONDA E GANHE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta!
      Sim! Tem muita coisa que podemos tirar desse livro e levar para nossa vida. Com certeza vale a pena.
      Muito obrigado! ^^
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  2. Fico feliz que tenha gostado. Eu não tinha visto a resenha ainda, só pude ver agora hahahaha
    Agora não estou sozinha no mundo ansiosa pela continuação kkkkkkkkk

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Gostei bastante mesmo, valeu muito a pena ter participado do sorteio hahaha
      Não vejo a hora de saber o que vai acontecer no próximo livro!
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram