Resenha: Exorcismo, Thomas B. Allen

10:00

Um livro que conta detalhadamente os fatos reais de um caso de exorcismo pode não ser muito bem o que você espera. Você vai se assustar com o que lerá no livro.

Exorcismo, de Thomas B. Allen, é o livro que irei resenhar hoje.

Se a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real? Muitos não sabem, mas a obra-prima de W. Peter Blatty, O Exorcista, não se trata de uma invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade.
A história real aconteceu em 1949, e você pode conhecê-la — se tiver coragem! — no livro EXORCISMO, do jornalista Thomas B. Allen, lançamento da DarkSide Books em 2016. Exorcismo narra em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos que gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos.” — Sinopse oficial.



Título: Exorcismo
Autor: Thomas B. Allen
Gênero: Documentário
Páginas: 254
Editora DarkSide Books
Ano de Publicação: 2016
Skoob | Onde comprar



Robbie (nome fictício) é um jovenzinho comum para sua idade, vai à escola, se diverte, brinca com seu tabuleiro OUIJA dado pela tia que acreditava poder conversar com os mortos, entre outras coisas normais para garotos dessa idade. Porém, se tudo continuasse nessa calmaria toda, não haveria história para se contar.
Ocorria tudo normal até que em janeiro de 1949 sua tia morre e, a partir desse dia, sua vida não será mais a mesma. Coisas estranhas começam a acontecer em sua casa. Sons de ranhuras no piso e na parede, móveis se movendo, objetos voando pelos cômodos e, por fim, coisas esquisitas acontecem com Robbie. Seu colchão tremula, mas o garoto continua imóvel, arranhões em sua pele que surgem do nada e cada vez mais ocorrências sobrenaturais acontecem e os pais morrem de medo.
A solução? Tentam afastar Robbie de sua casa, pensando que haveria um espírito possuindo a casa, e por fim um padre é chamado, constatando a possessão demoníaca.

“Possessão: a ideia de que alguma força pode invadir uma alma e subjugá-la. Enterramos esse temor primitivo sob camadas de lógica e ciência.”

Primeiramente, já aviso que o livro é zero terror, zero suspense e não há elementos que possam causar algum tipo de medo. A obra é puramente um documentário, fatos escritos de forma de relatos. Isso é que eu não esperava no livro. Sabia que não estava lendo o romance O Exorcista de Blatty, mas não esperava ler um documentário. Isso foi um pouco decepcionante.
O livro em si é muito bom, adorei saber mais sobre o caso “real” que ocorreu em 1949 e que gerou o livro e o filme que aterroriza muita gente até hoje. Eu não acredito em possessão ou em demônios, mas gostei de ler o livro. Ele mostra muito sobre como é um exorcismo real, os ritos que os padres fazem e os livros que eles seguem, abordou vários temas dentro do catolicismo, mais especificamente aos jesuítas. Tudo isso foi bem interessante, mas achei que foi muito enrolado, extremamente detalhista e acabava cansando de ler. Lia algumas páginas e já ficava com tédio. Isso me fez demorar bastante tempo para ler um livro com menos de 300 páginas.
Fiquei um pouco desiludido ao notar que não há aquelas cenas famosas que mesmo quem não viu o filme conhece. A garota (no filme é uma garota enquanto no livro e na história real é um menino, tudo para proteger a identidade verdadeira do possuído) com o rosto verde e cortado vomitando nos padres, descendo as escadas de quatro e de ponta cabeça, girando a cabeça 360°. Não há nada disso no livro, o menino apenas fica com vários cortes no corpo e cospe em todos na sala.

“Não faço a mínima ideia de por que o diabo precisaria de uma possessão. Com certeza, Satã teria meios mais eficazes de espalhar o mal do que possuir alguém.”

A maior sensação que tive ao terminar a história foi que eu fiquei muito curioso para ler o romance de Blatty. Ver o quanto da história real foi alterada para o romance.
Por fim, recomendo muito o livro para quem gosta bastante do tema ou adore o livro ou o filme. Para o restante, é uma boa leitura, porém você pode ficar entediado. Para quem é muito medroso e quer conhecer mais da história, mas tem medo de ler o romance O Exorcista ou de ver o filme, super recomendo. Enfim, é um livro muito bonito, sua capa texturizada linda e a contracapa com o dizer “Livrai-nos do mal, amém” já são motivos suficientes para querer ter na estante — além, é claro, do tabuleiro OUIJA que há ao abrir o livro (que é óbvio que eu brinquei um pouquinho com ele).
Acabei dando 3.5 estrelas para ele, principalmente pelo fato de ser tão repetitivo e isso cansar a leitura, caso contrário, daria nota 4.

Espero que tenham gostado da resenha XD
Quem aí já assistiu ao filme? Já leu este livro? Vamos conversar nos comentários!

 Não se esqueçam de seguir o blog pelo Google Friend Conect ali do lado direito e nos acompanhar pelo facebook e instagram também.

Abraços!

— Ricardo

You Might Also Like

18 comentários

  1. Eu estava quase tendo uma tendência a comprar esse livro mas sua resenha me fez desistir. Tenho pego alguns livros arrastados e maçantes também é não quero ler mais um rsrs
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    amo-os-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!
      É uma grande decepção quando isso acontece...
      Mesmo sendo um livro um pouco tedioso, às vezes, eu fico babando pela versão linda da Darkside.
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Essa edição é uma das melhores que tenho na minha estante, babo só de olhar. É uma pena que a história seja repetitiva, mas ainda assim, estou curiosa para ler a obra.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Tudo ótimo e você?
      Concordo! Dá vontade de ficar a toda hora jogando no tabuleiro. É uma obra bem interessante como um todo, mas talvez você leve alguns dias a mais do que normalmente levaria.
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  3. Eu ganhei esse livro, já sabia de como era o formato dele, a escrita e etc, mas eu me interesso bastante por ele ainda sim, não tive tempo de ler ainda, mas está na minha lista de 2017, agora sabendo que ele pode ser um pouco maçante, deixarei para um momento mais apropriado, estou farta de não terminar leituras! kkkk

    Adorei conhecer seu blog e já estou seguindo!


    Venha conhecer o TAPA Literário
    Um novo projeto entre 4 amigas!


    Andy Lima - TAPA Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andy!
      Pois é, talvez se ler aos poucos ou entre uma leitura e outra talvez seja menos cansativo. Terá que ler em um bom momento rsrsrs
      Já visitei seu blog e achei bem interessante, já estou seguindo ;)
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  4. Olá tudo bem?
    Achei que o livro dava mais sustos comparando com os filmes, mas pelo que li pareceu uma leitura tediosa né? Então acabei desistindo de comprar. Mas gostei dos pontos que você destacou na resenha.
    Aproveito pra dizer que estou seguindo seu blog como Camila Mondaini e que virei mais vezes para acompanhar a novidade.
    beijinhos

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Tudo bem e vc?
      Pois é, eu também esperava mais. Se preferir, use o dinheiro que usaria nesta edição e compre o romance de Blatty, acho que valerá mais a pena rsrsrs
      Muito obrigado XD
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  5. Oie! Tudo bem? Tenho pavor de qualquer filme/serie/livro etc que o foco seja demônios etc por isso passo longe deles! kkk
    E mil desculpas pelo sumiço, esse ano foi bastante complicado, mas ano que vem volto 100%
    Bjss! Aqui a explicação do meu sumiço! kkkk
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/12/defina-2016-com-uma-palavra.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim e você?
      Eu não gosto muito do gênero, mas em livros, me sinto mais a vontade para me aventurar hahaha
      Sem problemas, sempre temos aquela época que sumimos kkkk
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  6. Oii Ricardo, eu ia comprar esse livro, mas de última hora acabei trocando pelo O Exorcista do William Peter Blatty, porque achei que iria gostar mais, e a nota desse estava maior no skoob hahahahahaha e pela sua resenha acho que fiz a escolha certa, odeio livro repetitivo.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Hahaha com certeza fez a escolha certa. Eu continuo babando pela edição da DarkSide, mas o que adianta uma capa linda com um conteúdo não tão bom?!
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  7. oii Ricardo!!! Quase comprei o livro semana passada mas acabei optando por comprar "Ed e Lorraine Warren", também lançado pela Darkside e com o propósito parecido... estou gostando muita da leitura e senti um pouco de medo ao ler... mas leia "O Exorcista" quando tiver oportunidade, ele é bem cara de filme mesmo

    Abraço
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta!
      Fez a escolha certa mesmo hahaha assim que tiver a oportunidade, irei ler O Exorcista, com certeza deve ser muito mais legal.
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  8. Oi Ricardo!
    Depois que li esse livro fiquei pensando e ainda penso:que tia dá um tabuleiro Ouija pro sobrinho,gente?????!!!Muito surreal.
    Eu também esperava que ele fosse narrado de uma outra forma,mas depois que vi que o autor é um jornalista,logo vi que não era bem o que eu imaginava.O livro funciona bem como material de estudo talvez e pra ler um pouco a cada dia,sem pegar direto pra ler porque realmente ficou bem cansativo.
    Lado positivo é a edição da Darkside que tá maravilhosa!
    Lê O Exorcista,tem mais terror do que no próprio filme,só digo isso kkkkk
    Abraços!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudio!
      Hahaha pois é! Que tia mais maluca!
      Nesse ponto fui pego de surpresa. Sabia que seria narrado por um jornalista, mas não esperava algo assim. Tem razão, seria muito melhor ler aos poucos e ir intercalando entre livros.
      DarkSide sempre arrasando!
      Espero que sim hahaha quero muito ler O Exorcista!
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  9. Oiêe, como vai?
    Nossa, vi esse livro ontem mesmo e fiquei babando ─ como sempre, quando se trata da Darkside ─ com vontade de comprar. Foi ótimo ler sua resenha, não sabia nada sobre o livro e agora fiquei com ainda mais vontade de comprar. Sério, adoro documentários e a Darkside me ganha apenas pela edição. kkkkk
    Adoro o blog de vocês! Parabéns!

    Beijão e felicidade para vocês,
    Higor.
    Sobre Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Higor! Tudo ótimo e você?
      Sério? Que ótimo! Fico feliz que eu tenha aumentado essa ansiedade rsrsrs
      O livro já vale a pena só pela edição linda da Darkside e pelo tabuleiro OUIJA no interior das capas, e então se você gosta de documentário, não perca a chance de comprar!
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram