Resenha: Pseudônimo Mr. Queen, Loraine Pivatto

10:00

Sabe quando você leu um livro tão bom, quer contar para todo mundo, mas não sabe nem por onde começar? Tenho esse problema sempre que vou falar bem de um livro.




E aí pessoal? Tudo bom? Hoje vou falar para vocês um pouco mais sobre o livro Pseudônimo Mr. Queen, esse livro que eu li participando de um booktour organizado pela própria autora, Loraine Pivatto, para a divulgação. Além de ótima escritora, ela é super atenciosa com os leitores e sempre está disposta a trocar ideias.

O ano é 2012,
Dia 21 de dezembro,
E a temida profecia maia acaba de se cumprir.

Cidades devastadas,
Ruas vazias,
A população mundial bruscamente reduzida,
E a história dos sobreviventes começa a ser contada.

Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos.

Agora serão 2 vidas:
A primeira até os 70 anos,
A segunda, a partir dos 20 e até os 100.
150 anos no total.
Nenhum segundo a mais.

A nova sociedade começa a surgir:
Sem desigualdade,
Sem dinheiro,
Sem doenças,
Sem possibilidade de mortes prematuras,
Exceto por uma maneira.

Uma única maneira de morrer, mas que não pode ser revelada.
Um segredo que precisa ser guardado.
Para salvar a sociedade de si mesma.” — Sinopse oficial.



Título: Pseudônimo Mr. Queen
Autora: Loraine Pivatto
Gênero: Ficção Especulativa, Drama
Páginas: 404
Editora Independente
Ano de Publicação: 2015 
Skoob Se interessou pelo livro? Participe você também do booktour! Mande um email para autora (lorainepivatto@gmail.com) pedindo sua solicitação!

Eu acho que eu nunca havia lido antes um livro sobre ficção especulativa, é um termo difícil de explicar, não é como se fosse o mundo real, nem distopia. No caso, o autor imagina uma situação de mundo como se algum evento real tivesse ou não acontecido. Nesse livro, é como se o evento de 2012 tivesse realmente ocorrido, então a autora especula como seria o mundo a partir disso. É um gênero relativamente novo para mim - que poderia facilmente ser confundido com distopia - e já gostei bastante.
Nesse novo mundo, não há desigualdade, todas as pessoas que sobreviveram são inicialmente iguais. Todos devem viver em casas parecidas, com os mesmos direitos. Ninguém será melhor do que ninguém. Nesse novo sistema, tudo o que tenta criar fora dele some de repente. Prédios luxuosos somem da noite para o dia. Um sistema nem capitalista, nem socialista, uma mistura dos dois em um sistema único, justo e totalmente funcional.
Aqui, todos viverão duas vidas. A primeira até os 70 anos, e então serão “teletransportados” até sua segunda vida, em uma vida paralela, dos 20 aos 100 anos. No total todos viverão 150 anos exatamente. Não há formas de morrer nesse mundo, acidentes, doenças fatais, assassinato, sempre que há a iminência da morte, algo acontece e as pessoas são salvas. Exceto uma forma que deve ser guardada à sete chaves para proteger as pessoas delas mesmas.

“A morte era a única condição humana completamente justa e igualitária”

Porém, ironicamente, os governos começam a classificar as pessoas em níveis. Níveis de área de profissão e habilidades nela, além de quesitos saúde, relacionamentos e vida pessoal. Tudo isso acaba formando nos cidadãos muita pressão, pois eles almejam subir de nível o mais rápido que puder. Isso acaba “enlouquecendo” certas pessoas. Tudo que é feito é pensando na sua pontuação final, redes sociais, relacionamentos, corpo, tudo é pensado com segundas intenções. Tudo para conseguir uns pontinhos para subir a classificação. Pensei nisso como, na atualidade, uma chance de promoção no emprego ou conseguir uma vaga na universidade. Pois tentamos fazer de tudo para alcançar isso e uns ficam tão engajados nesses objetivos que parecem malucos.

“Estamos em um mundo neurótico e muitas pessoas se sentem massacradas com tantas cobranças”

Esse é um pouco sobre o mundo criado, agora vamos para os personagens. A Loraine foi uma mestra ao conseguir focar no livro três personagens principais. Começamos o livro com a Regina Brandão, uma sobrevivente do 2012. Ela era presidente de uma grande empresa, porém com seus próprios problemas pessoais que vemos ao longo do livro. Uma mulher forte, porém frágil em certos aspectos, decidida, mas conflitante com o que sente. Uma mulher especial. Logo em seguida, temos foco na sua “neta” Larissa Brandão, ela é desde jovem uma pessoa incrível, eu achei, super íntima da sua avó e que adora saber mais sobre o passado. E então temos a visão de Vitória Brandão, filha de Larissa. Ela é muito inteligente, sabe como ter o que quer e como ajudar o próximo sempre que precisam. Em relação a isso eu achei muito legal: os personagens não têm nomes heroicos nem nada do tipo; são pessoas comuns, com nomes comuns e vidas comuns que apenas são protagonistas do ponto de vista.
Ao longo do livro, vemos as trajetórias da família Brandão. O que cada um fez e as escolhas que fizeram e levaram para o resto da vida. Esse eu achei o ponto mais alto do livro: acompanhar a vida de uma pessoa desde o seu nascimento até a sua primeira morte e até mesmo um pouco da sua segunda vida. Ver cada escolha, cada relacionamento e como tudo isso repercute ao longo da própria história de vida.
Um ponto que eu amei também dentro do livro é que cada ação foi feita com um objetivo, nada foi feito apenas por estar lá, se um personagem fez tal coisa, é porque é importante. Não há romances bobos no livro, todo relacionamento tem um motivo.

“Essa tal reputação que os homens lutam a vida inteira para manter não passa de uma fantasia”

O livro acaba abordando tantas questões que eu até acho complicado escolher uma para comentar na resenha. Mas uma em especial que me chamou a atenção é quando é falado de suicídio. Como as pessoas não podem morrer, elas são fadadas a viver até os 70 anos, então o índice de depressão e transtornos mentais é enorme tanto quanto a pressão que os cidadãos são submetidos. A Loraine acaba batendo bastante nessa tecla durante o livro.

“— Você é a favor do suicídio?
— Eu sou a favor do livre-arbítrio. Acho que as pessoas devem ser donas da própria vida.”

Há momentos no livro em que eu ficava de queixo caído. É cada plot twist... Nunca vi plots twists como esses. São incríveis. Quando você começa a relacionar os fatos, sua mente explode. Como disse antes, cada fato tem uma explicação e nada acontece sem motivo. E quando você descobre esses motivos... No fim, quando revelações são mencionadas e você relembra de fatos passados, você acaba ficando de boca aberta, não acreditando no que acabou de ler, admirando cada vez mais a habilidade da autora.
O segredo da morte — além dos personagens — é um dos fatores que te prende o livro todo. Você acaba só descobrindo mesmo nos últimos capítulos. Porém algumas dicas são deixadas no meio do livro sem que você perceba e você só acaba relacionando bem depois. O mesmo acontece com o Mr. Queen, um artista anônimo mega famoso e que dá nome a obra, o mistério sobre ele acaba nos mantendo presos do começo ao fim.
Acho que o único ponto negativo é que eu acabei ficando meio perdido às vezes em relação ao ano e as idades das personagens. De vez em quando há um salto de vários anos e acabo meio perdido. Talvez por isso algumas coisas acabem acontecendo rápido de mais, mas depois eu vou acostumando e entendendo.

É isso pessoal, espero que tenham gostado da resenha. Esse livro eu achei incrível. Muito bom. Me senti assistindo uma novela ou uma série, pois fiquei tão apegado aos personagens... Acho que daria uma ótima adaptação. Já até coloquei o livro nos melhores do ano hahaha. 5 estrelas e favorito!

Muito obrigado novamente a Loraine por fazer esse booktour, eu já conhecia o livro por uma resenha no canal Boards e Books que acompanho e desde então fiquei com muita vontade de ler e finalmente tive a oportunidade. Só fico triste de ter que me despedir dele para enviar a outra pessoa.

 Não se esqueçam de seguir o blog pelo Google Friend Conect ali do lado direito e nos acompanhar pelo facebook e instagram também.

Muitos abraços e até a próxima!


— Ricardo

You Might Also Like

10 comentários

  1. Oi Ricardo!!! Quero muito ler também... sua resenha despertou minha curiosidade... como será viver em um mundo sem desigualdade e sabendo exatamente quando vai morrer? Muito curiosa aqui rsrsrsrss
    Grande abraço!
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÂO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!
      Sim! É incrível como esse livro consegue despertar a curiosidade de forma única. Olha, parece até ser as mil maravilhas, mas as aparencias podem enganar... Hahaha
      Aproveita e participa do booktour também! Só mandar um email para a autora ;)
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  2. Olá, Ricardo.
    Que livro interessante, a história toda foi muito bem elaborada, já anotei sua dica.
    Ótima resenha.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Tudo bom?
      Sim, é muito interessante. Que bom que gostou, participa do booktour também XD
      Muito obrigado!
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  3. oieee Ricardo! Que resenha incrível essa sua. Você tem muita habilidade, hein? Soube sintetizar a história SUPER bem, trouxe sua opinião e sentimentos sem spoilers e aguçou a curiosidade pela leitura. Fantástico! Amei! Obrigada mesmo por sua participação no book tour :) Quem quiser participar é só me mandar um e-mail para lorainepivatto@gmail.com, com seu nome completo e endereço, que coloco na fila.
    Valeu, Ricardo!!
    Valeu pessoal!!
    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loraine! Muito obrigado! Hahaha eu digo o mesmo de você!
      Esse livro já é curioso por si só hahaha
      Obrigado pela oportunidade ;)
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  4. Oi Ricardo!

    Que bacana o booktour. Eu não conheço o livro, mas deve ser interessante o tema ficção especulativa. Parece ser uma obra incrível, com bom temas abordados. Fiquei pensando aqui como seria viver até os 70 anos nesse mundo que a autora criou.

    Gostei da indicação.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Como vai?
      Eu nunca tinha participado de um, e esse foi realmente muito legal. Recebi o livro de Taubaté e tive que enviar para o Pará! Muito legal essa conexão com o país.
      Pode apostar que é sim, muito interessante como ela aborda esse gênero no livro.
      Há as vantagens e há as desvantagens de viver até os 70. Só lendo para descobrir hahaha
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  5. Oi, Ricardo!
    Eu vi muitas resenhas desse livro e sou louca para conferir. A autora até me mandou um convite para um book tour, mas infelizmente na época não pude aceitar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Que pena! Espero que em breve você possa aceitar :D
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram