Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas, James Patterson

09:00

Olá pessoal, a resenha de hoje é do livro  “O diário de Suzana para Nicolas”, uma de minhas leituras recentes.


Título: O diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Gênero: Romance
Páginas: 224
Editora: Arqueiro
Ano de Publicação: 2011



“Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.

    Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.

    Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.

O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou." - Sinopse oficial

Eu não vejo esse livro ser muito comentado, e na verdade, eu só havia escutado uma pessoa falar sobre ele e foi uma única vez, até que um dia eu o vi em um sebo, e decidi confiar na opinião dessa pessoa.
Eu não esperava nada desse livro, e apenas o escolhi como leitura, por ele ser fino, e pelo fato de eu precisar completar mais leituras após meu tempo parada.  Além disso, eu acreditava que ele ia ser um livro leve, e era o que eu queria no momento.
E não foi bem assim.
Esse livro é leve de certa forma, entretanto, ele também tem partes muito sensíveis e confesso que eu derramei algumas lágrimas ao decorrer da leitura.
Mais ou menos dois terços do livro é contado através do diário de Suzana. Uma vez que esse diário era destinado ao filho dela, em muitas passagens, há aquele olhar de mãe coruja e o bebê se torna o foco. A certo ponto, isso fica um pouco monótono e chato, mas é compreensível, uma vez que a criança era a motivação da mulher para escrever.
No diário, Suzana (uma personagem maravilhosa, por sinal) conta a história de amor dela e de Matt. Uma história linda e completamente cativante, que fazia tanto a mim quanto a personagem Katie se indagar o que é que estava acontecendo.
A outra parte da história é narrada por Katie, que cultivava um namoro perfeito com Matt, até que ele termina com nada, e entrega a ela esse diário.  Eu e ela ficávamos nos perguntado aonde aquilo levaria, e aonde ela se encaixava nessa história.
Eu me surpreendi muito com o final que o autor deu à essa história. Eu fiz várias especulações sobre o final na minha cabeça, mas acabei não acertando com nenhuma delas (ao menos não ao todo). Talvez seja porque eu simplesmente nunca descubro nenhum final mesmo, talvez seja porque o autor me despistou, não sei dizer.
Mas é fato que pra mim, foi o desfecho perfeito pra essa história.
Fora as partes em que Nicolas é o grande foco, outra coisa que me incomodou um pouco, foi a falta de desenvolvimento de Katie. Eu queria saber mais sobre a personalidade dela, mas isso não foi tão abordado. O que para mim foi um erro, já que ela é uma peça muito importante para o livro.
No entanto, para mim o livro tem o grande ponto positivo de passar mensagens muito pertinentes, e que eu recebi em um momento certo na minha vida. Algumas das coisas ditas no livro, realmente me fizeram parar para pensar na minha vida, o que foi uma das coisas que me fez gostar tanto dele.
Enfim, é uma leitura super rápida e sensível que eu recomendo demais.
Paz.

Não se esqueçam de seguir o blog pelo Google Friend Conect ali do lado direito e nos acompanhar pelo facebook e instagram também.

-Adriane

You Might Also Like

6 comentários

  1. Gente, eu fico de cara porque o Patterson não tem cara de escrever romances. Quem sabe não arrisco esse livro dele?
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Adri, tudo bem? Poxa, realmente nunca vejo o pessoal comentando sobre o livro, mas gostei da premissa, gosto de romances leves e sensíveis!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oiii Dri.
    Realmente nunca vi ninguém (antes de você, claro) falando desse livro. Adoro livro que nos fazem pensar em nossa vida.
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! eu li derramar lagrimas? já quero ler!! Esse livro não é tão conhecido, mas já vi uma resenha sobre ele uma vez, mas parece ser uma leitura cativante, vou tentar le-lo em breve, pelo mesmo motivo que você, por ser um livro fino, preciso de algo ''leve'' pra ler porque acabei de finalizar um thriller psicologico.
    Beijoss
    http://agridoceleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriane!
    Talvez esse seja o livro do James Patterson que as pessoas mais gostam.Tem aquela dose de emoção e envolvimento que não tem em outros livros dele.
    Já vi que terei que estar bem preparo quando for ler ele.
    Tenho uma relação meio de amor e ódio com o autor,mas acho que vou amar e me emocionar com essa história,parece ser cativante e já que é bem fininho dá pra ler rápido!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Menina, adorei sua resenha!
    Fiquei bem interessada nesse livro, quero saber como essas histórias se encontram!!
    Dica anotada!!
    Bjss

    ResponderExcluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram