Resenha: O Menino que Desenhava Monstros, Keith Donohue

10:00

Um livro onde todo mundo vê coisas estranhas e resolvem não contar para ninguém; quando contam um para o outro, ninguém acredita.



Olá pessoal! Na resenha de hoje, eu mostrarei para vocês um pouco mais da minha experiência com o livro O Menino que Desenhava Monstros. Vamos lá!

Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar.
Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assombradas pelo que acham que estão vendo, os monstros que Jack desenha em seu caderno começam a se tornar reais e podem estar relacionados a grandes tragédias que ocorreram na região. Padres são chamados, histórias são contadas, janelas batem. E os monstros parecem se aproximar cada vez mais.” — Sinopse oficial.




Título: O Menino que Desenhava Monstros
Autor: Keith Donohue
Gênero: Suspense
Páginas: 256
Editora: DarkSide Books
Ano de publicação: 2016




Jack Peter é um garoto com síndrome de Asperger (veja mais informações) e, além disso, tem agorafobia, medo de sair de casa, e tem aversão ao contato humano. Ele tem várias manias, como ficar obsessivo por alguma atividade. A prática da vez, como vocês devem imaginar é desenhar monstros. Porém ele acredita cada vez mais que há monstros ao redor da casa e, às vezes, dentro dela.
Sua mãe, Holly, ao tentar acordá-lo, é agredida pelo filho ao confundi-la com um de seus monstros. A partir desse dia, o medo que ela sentia do filho cresce ainda mais.
Seu pai, Tim, é bastante protetor com o filho problemático, ele pensa que todos os problemas que Jack (ou Jip, como ele chama) passa é apenas uma fase da infância e que logo vai passar.
Nick, seu melhor e único amigo, tem que aturar Jack e suas brincadeiras e obsessões, mas ele faz isso pelo amigo, pois sabe que é a única pessoa que pode ajudá-lo.
Esses são os personagens principais da nossa história. Em volta disso ela se desenvolve de uma maneira bem complexa que irei tentar passar um pouco para vocês.
Holly, depois de muitos e muitos anos sem ir à igreja, resolve passar por lá um dia e acaba ficando amiga do padre, que a convida para conversar mais sobre o que a aflige em sua casa. Lá ela conhece a governanta da casa, a Srta. Tiramaku, um senhora um pouco estranha, mas que se mostra bem amigável e preocupada com o Jack, pois, quando criança, ela já foi diagnosticada com os mesmo sintomas que Jack possui. Ela acaba sendo de imensa importância na vida de Jip.
A partir daí, Holly começa a ouvir sons estranhos de fantasmas, ou yurei, como a Srta. Tiramaku os chama, vindos do mar, que fica ao lado de sua casa. Ela remete esses sons aos fantasmas de pessoas que morreram em um naufrágio ali há muitos anos.
Tim fica bastante tempo em casa, ele é dono-de-casa, praticamente, e faz bicos de vez em quando, assim há mais tempo para cuidar do filho.
Nick, o amigo de Jack passa bastante tempo na casa de seu amigo. Depois que os dois quase morreram afogados juntos aos 7 anos, três anos atrás, no mar ao lado de casa, depois que Jack desenvolveu ainda mais esses problemas, Nick passa muito tempo ao seu lado.
Tim busca Nick em sua casa para leva-lo à sua, brincar com Jip, no meio do caminho eles vêm uma criatura branca, de forma humanoide, totalmente nua, correndo pela estrada.
A partir desse dia, Tim vê de relance por muitas outras vezes essa e outras criaturas.
Quando Nick passa as férias de fim de ano na casa de Jack, todos os eventos começam a piorar, os pais começam a ficar malucos, sem saber o que fazer ou no que acreditar. Não pode ser real. Tem que haver alguma maneira de parar com esses sons fantasmagóricos e criaturas misteriosas.

“Não tenha tanta certeza sobre as coisas que não pode ver. A mente conjura o mistério, mas é o espírito que fornece a chave.”

Primeiramente, se você se interessou bastante pela premissa do livro assim como eu, não vá com tanta sede ao pote. Ele parece ser de um jeito, mas a pegada dele é diferente.
Eu pensava que o ritmo do livro seria mais rápido, com mais citações dos monstros, mais terror, que me fizesse ter medo de dormir com a porta do guarda-roupa aberta. Mas na verdade o livro mostra mais a relação familiar, como o garoto é e como os pais tratam seus problemas. Os monstros acabaram se tornando um plano de fundo. O ritmo é mais lento, com uma aparição de monstros aqui e ali e não a todo o momento. Isso não é ruim, é que apenas eu esperava uma coisa, mas recebi outra.
Chegando até a metade do livro eu achei que iria me decepcionar com ele, por esses motivos, pois pensei “como deve ser em um filme de suspense, depois da metade os eventos misteriosos devem acontecer com mais frequência”, mas não acontece isso. Novamente, isso não é um defeito, é só uma coisa inesperada para mim.
O autor, Keith, conseguiu passar muito bem a sensação de como é conviver com alguém com síndrome de Asperger, vemos os sintomas com frequência ao decorrer de todo o livro, por exemplo, ser obsessivo, antissocial, agressivo entre outros. Depois de quase se afogar, Jack desenvolveu vários problemas sociais.

“Não há santidade no sofrimento de uma criança.”

Todos os personagens têm problemas consigo mesmo, não só o Jack, lembranças e medos do passado, inseguranças entre outras coisas complementam os personagens, deixando-os cada vez mais reais e complexos.
Eu ia acabar dando quatro estrelas para ele, porém, ao chegar aos últimos capítulos, a história foi ficando mais densa e mais curiosa, não conseguiria largar o livro de jeito nenhum, pois queria saber o que aconteceria na próxima linha, e então o final bombástico! Chego na última página com lágrimas nos olhos das páginas anteriores e tem O PLOT TWIST, então se tornou impossível eu não ficar mais arrepiado e emocionado. Com isso, o livro conseguiu superar a parte que eu não gostei tanto, e acabei dando 5 estrelas para ele.
Nas últimas folhas, há espaços em branco onde você pode desenhar seus monstros, angústias, sonhos e pesadelos. Achei isso incrível, mas não tenho coragem de desenhar nada nesse livro rsrs

Bom, é isso pessoal, me desculpem se eu me enrolei em algumas partes, mas quando o livro é tão bom, fica difícil colocar suas palavras em uma resenha. Super recomendado para qualquer um, amante ou não de terror.

 Não se esqueçam de seguir o blog pelo Google Friend Conect ali do lado direito e nos acompanhar pelo facebook e instagram também.

Até mais pessoal!


— Ricardo

You Might Also Like

12 comentários

  1. Ricardo, estou com esse livro na estante, o adquiri recentemente. Com certeza o lerei o mais breve possível, só tenho lido coisas boas obre ele. Parabéns pela resenha!!

    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!
      Sério? Que legal! Aposto que você irá gostar. Um pouco de suspense faz bem hahaha
      Muito obriagdo!
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  2. Oi Ricardo!
    "medo de dormir com a porta do guarda-roupa aberta" ri disso.
    É muito frustrante quando percebemos, no meio de uma leitura, que não estamos gostando do livro como poderíamos simplesmente porque esperávamos uma coisa diferente, né? Já aconteceu comigo. Lembro claramente de sentir isso com "Novembro de 63". Eu não apontava defeitos, mas simplesmente esperava outra coisa.
    Mas que bom que o livro conseguiu conquistar você apesar disso. Fiquei curiosíssima para descobrir qual foi esse plot twist.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari, tudo bem?
      Hahaha era o que eu esperava sentir com o livro...
      Sim, concordo plenamente com você. O livro é muito bom, mas eu esperava por algo diferente do que lia.
      Fico muito feliz por isso, o livro de modo algum me decepcionou. Hahaha é de cair o cu da bunda, num português bem claro. Você pode ler odiando o livro, mas duvido que acabe e continue com a mesma opinião. Esse é o rei dos finais.
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  3. Oiii Ricardo! Vou começar com uma pergunta kkkk porque você não quer desenhar no livro?
    a) está com medo do monstro aparecer,se você desenhar.
    b) ninguém deve desenhar em livros, pois eles são preciosos.

    Kkkk ignora a doideira kkkk Amei a sua resenha agora fiquei curiosa sobre o livro, tenho muita vontade de ler um livro de terror mas ao mesmo tempo morro de medo :/ Porém, vou adicioná-lo na minha lista de desejados, porque esse me pareceu ser uma leitura de terror mais leve!

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen!
      Droga, me descobriram hahahaha
      Muito obrigado! Esse é um livro bem curioso mesmo, difícil ler sobre ele e não querer saber o que acontece. Esse é um "terror" bem leve mesmo, nada de assustador, então se quiser começar a ler algo de terror, acho que começar por ele é uma boa ;)
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  4. Ei Ricardo, tudo bem?
    Nossa eu achava que seria totalmente diferente, bem terror mesmo sabe? Mas a questão dos monstros ficarem em segundo plano me deixou ainda mais curiosa, quero muito saber como o autor consegue lidar com todos os pontos da história.
    Essa capa é linda, e a sua resenha está maravilhosa;
    Achei incrível poder desenhar seus monstros no final do livro, mas eu também não teria coragem kkk
    Beijos!
    Leitura Nossa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! Tudo ótimo e você?
      Sim! O ponto de os monstros não serem o foco, muda totalmente o modo como você enxerga o livro.
      Já posso adiantar que autor consegue lidar muito bem. Cada personagem e cada ponto de vista é único.
      Muito obrigado! A capa é muito bonita, ainda mais por ser branca. (Tenho tara por capas brancas)
      Hahaha né, ainda mais desenhar num livro tão bonito como esse kkkk
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  5. Oi Ricardo!

    Eu também não tenho muita coragem de desenhar em livros, confesso rsrsrs A edição da Dark é sempre linda! E a premissa é bem interessante, bom saber que a pegada é diferente! É sempre bom alinhar as expectativas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Tudo bom?
      Hahaha é complicado, ele tá lá tão bonitinho e você risca ele :'(
      Sempre mesmo, os livros têm uma capa e uma edição impecáveis.
      Sim! Se eu tivesse lido uma resenha antes de começar a leitura, acho que eu teria lido com outros olhos. Mas mesmo assim é incrível!
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  6. Oi Ricardo!
    Fui que nem você na leitura desse livro.Achei que ia ser mega rápido de ler,dinâmico e tal,mas me deparei com uma história lenta,algumas vezes confusa e enrolada mas que da metade pro final começar a ficar interessante e tem o final que basicamente desarma qualquer leitor kkkkkkkk
    No geral uma leitura bem interessante,mas que exige paciência.
    Abraços!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudio!
      Hahaha realmente! Pensava que ia ser só tiro porrada e bomba, mas não é bem assim.
      Da metade pro fim, a coisa começa a pegar de verdade. Duvido que não tenha uma pessoa que não se sentira assim ao ler o final.
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram