Resenha + crítica ao filme: O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, Ransom Riggs

10:00



Título: O orfanato da senhorita Peregrine para crianças peculiares
Autor: Ransom Riggs
Gênero: Fantasia
Páginas: 336
Editora: Leya
Ano de publicação: 2015

Oi pessoal, hoje trouxe pra vocês a resenha do livro “O orfanato da senhorita Peregrine para crianças peculiares”, e também vou falar um pouco da trilogia como um todo (que eu acabei agora em outubro) e um pouco sobre o filme que estreou esse mês no cinema.

 “A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.” – Sinopse oficial.



Acredito que muitos de vocês saibam, mas acho que é importante ressaltar: apesar do que possa parecer pelas fotos que o livro traz e pela sinopse, esse livro não é de terror, suspense, e nada do gênero. Ele é um livro de fantasia e ponto.
É fato que esse livro ele demora um pouco pra acontecer. Até o personagem chegar aonde o leitor quer que ele chegue, há um certo caminho a ser percorrido. Entretanto eu gostei muito da escrita desse livro, ela é muito instigante, e mesmo nesses momentos mais lentos eu estava apreciando a leitura e ficava ansiosa pelo o que teria por vir.
Eu pessoalmente gostei muito do universo peculiar criado, e ao final desse livro, fiquei curiosa para saber mais sobre ele e sobre as crianças que Jacob encontra.
Mas o final desse livro foi tudo muito corrido, e eu fiquei até meio sem entender o que estava acontecendo ali, o que não foi muito legal.
No geral eu gostei desse livro, mas reconheço que ele tem seus defeitos.

Falando sobre a série, achei que o amadurecimento do autor foi evidente. No final do ultimo livro, naquela batalha final, eu fiquei super orgulhosa do dele, porque achei as cenas foram bem desenvolvidas e tudo aconteceu ao seu tempo, e não em praticamente em um capitulo como foi no primeiro livro.
Sem contar que eu achei que cada livro é melhor que o anterior. Sei que algumas pessoas não gostaram do ultimo livro, mas eu pessoalmente achei o melhor, ele mexeu muito mais com as minhas emoções.
Uma coisa que faz a série ser o que ela é são os personagens e o universo. Como tinha dito anteriormente eu gostei muito do mundo criado, e eu gostei como ele é explorado ao decorrer da série, porém acho que alguns pontos dessa mitologia não foram explicados o suficiente.
Sobre os personagens, eu adorei as crianças e cada vez mais eu queria saber mais sobre a história e personalidade de cada uma delas. Eu achei que até certo ponto a peculiaridade delas foi explorada de uma maneira legal, principalmente no final da série, mas pra mim pecou um pouco na falta de desenvoltura na individualidade de cada um. Achei que eles poderiam ter tido uma participação maior na série.
Eu também gostei muito do romance da série, ele me fez suspirar do inicio ao fim, porque os personagens são muito fofos um com o outro, mas entendo que algumas pessoas achem ele meio esquisito (lendo, vocês entenderão o que eu to falando).
E claro, as imagens dão um ar único a série, eu adorei.
Acredito que essa trilogia funcionou bem pra mim, porque ela tem a dose certa de fantasia, aventura e romance. Pra mim isso tudo foi muito bem equilibrado.
Ou seja, eu gostei muito dessa série sim, achei que a cadeia de eventos e desafios enfrentados foi muito instigante e sempre eu queria ler mais pra saber o que ia acontecer, porém tenho minhas ressalvas sobre a trilogia.

Sobre o filme, é meio complicado dizer, porque é difícil separar as obras filme e livro.
Apesar de serem três livros, o filme resolve tudo ali mesmo e acaba não dando espaço para continuações.
Por esse motivo, eu achei que tudo fica muito corrido, principalmente na resolução dos problemas, o que foi decepcionante pra mim (já que sei o quanto a jornada foi sofrida pros personagens do livro).
Teve umas mudanças na construção de mundo, provavelmente pra caber na duas horas de filme e para ficar mais fácil de explicar, e apesar de ser chato para quem leu o livro, acho que funciona pra quem não teve contato com a série.
Achei a produção do filme bem legal, e gostei da participação relevante das crianças peculiares nele, o que foi um ponto positivo (sem falar que eu achei as imagens do filmes lindas). Mas definitivamente eu estava esperando muito mais (algo maior e mais parecido com o livro), e saí meio decepcionada da sala do cinema.



Espero que vocês tenham gostado, e se vocês já assistiram o filme, ou leram o livro, conta pra mim o que vocês acharam deles.
Beijos

-Adriane

You Might Also Like

16 comentários

  1. Olá Adriane! Que pena que o filme não foi tudo aquilo que você esperava... Ainda não assisti, mas estou ansiosa para ver. Li o livro e adorei, acaba que a gente cria altas expectativas justamente por ler antes e saber que a história é fantástica né?

    Beijinho
    http://SORTEIO NO EVENTUAL OBRA DE FICÇÂO/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Sim, por isso é tão difícil julgar um filme sendo que o livro já foi lido né?
      Bjss

      Excluir
  2. Oiii Adriane! Ainda não li os livros, mas já ouvi muita gente falar que é uma ótima trilogia e que não dá medo (isso é um fator muito importante pra mim kkkk) com certeza ja anotei na minha Wishlist para comprar na Black Friday, digamos que não me aguento mais de curiosidade sobre esse mundo peculiar kkkk enquanto ao filme, é como dizem: "se você quiser se aprofundar na história leia o livro" kkk por isso que sempre gosto de ler antes! Mas vi muitos comentários negativos sobre o filme, disseram que teve até troca de poderes kkkk Enfim, Amei a sua resenha *--*

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim, essa troca de poderes aconteceu, e foi algo muito significativo. Não entendi o porquê disso, já que não acrescentou nada à história.
      Mas leia os livros sim!
      Bjs

      Excluir
  3. Nossa, jura que o filme tem os três livros lá? Eu achei que fosse adaptação do primeiro volume só. Eita!
    Eu também gostei do livro, mas tem mesmo seus defeitos, acabei me decepcionando um pouco e por isso nem me arrisquei com a continuação. Mas pretendo ver o filme em breve!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fim, o filme foi a adaptação do primeiro livro, e o fim foi uma invenção do roteirista, nada a ver com os outros dois livros!
      Uma pena que tenha abandonado, a série melhora bastante.
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Adri

    Sem dúvida o livro é muito melhor que o filme e tb acho que pra quem não leu o livro, o filme funciona melhor. Eu gostei da adaptação, só esperava mais do toque do Tim Burton.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Com certeza, principalmente após o trailer, esperava bem mais desse diretor!
      Bjs

      Excluir
  5. Oi!!!
    Esse livro tá na minha lista há um tempo já, quero muito ter a oportunidade de ler.
    Sobre o filme, eu vi trocentas pessoas com a mesma opinião que a sua, triste quando não supera as expectativas, né?
    Acho que nem vou tentar assistir!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Ao menos para quem leu o livro, o filme fica bem decepcionante mesmo viu...
      Mas tente ler sim!
      Bjs

      Excluir
  6. Amei sua resenha, super sincera. Acho que esse filme desapontou muitas pessoas, não faz o meu gênero favorito, então não assisti. Porém, é uma pena já que tantas pessoas esperavam um filme bacana!

    Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
  7. Oi, Adriane!
    Todo mundo que leu e viu o filme se decepcionou um pouco. Como eu só vi o filme, eu gostei bastante.
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Olá, Adriane.
    Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas já li outras resenhas falando o mesmo que esperavam muito mais do filme.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi, Adriane!
    Tenho muita vontade de ler essa trilogia e confesso que pelas capas imaginava ser algo de horror mesmo. Quanto ao filme, não tenho gostado muito das últimas produções do Tim Burton e não ouvi falarem muito bem desse, então, acho que vou passar por enquanto, mas os livros lerei com certeza!
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    O filme foi realmente uma pena, mas fico feliz que você vá dar uma chance aos livros!
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram