Resenha: O Escaravelho do Diabo, Lúcia Machado de Almeida

10:00

Ruivos... aquelas pessoas diferentes pelos seus cabelos cor de fogo... Seria uma pena se elas fossem todas assassinadas...

Oi gente! Hoje falarei de um livro clássico nacional excepcional e que merece ser lembrado. O Escaravelho do Diabo é um incrível livro policial lançado há muito tempo no Brasil. Venham conferir essa resenha:

Vítimas ruivas recebem um escaravelho antes de serem mortas. É a única pista que Alberto tem para chegar àquele estranho criminoso.” — Sinopse oficial.


Título: O Escaravelho do Diabo
Autora: Lúcia Machado de Almeida
Gênero: Policial, Clássico, Infanto-Juvenil
Páginas: 128
Editora: Ática
Ano da edição: 1985





Alberto é um jovem adulto que estuda medicina, ele e seu irmão são ótimos amigos, mas algo incrivelmente estranho e inusitado acontece: seu irmão é morto com uma espada enfiada em seu peito.
Quando a polícia a aparece para investigar o caso, Alberto logo quer ajudar a resolver o caso junto ao inspetor, trazer justiça ao seu irmão assassinado. E no meio da busca por pistas no quarto da vítima, encontram algo extremamente estranho. Um escaravelho dentro de uma caixinha. O que já estava difícil de solucionar, se torna impossível. O assassino é muito calculista e sabe o que fazer para não ser pego.
Depois de muito tempo tentando encontrar uma solução, uma outra morte acontece. Um garoto é envenenado em uma pousada e o mesmo delegado investiga o caso junto a Alberto. Este logo nota uma semelhança entre este caso e o de seu irmão: ambos são ruivos e ambos receberam um escaravelho dias antes de seu homicídio.
Então, o livro se passa com Alberto e policial tentando encontrar quem fez tudo isso, parar o assassino a qualquer custo, antes que outros ruivos morram. Será possível que um serial killer tão frio seja encontrado?

A obra é bem simples, muito fluida e que vai direto ao ponto sem floreios ou excessos. Gostei muito desse detalhe da escrita da autora. Como ela é bem direta, o livro se torna mais dinâmico e menos cansativo. É muito mais cativante para o leitor ler em poucas sentadas.
O que me chamou muito a atenção foi a atemporalidade que há no livro, você realmente esquece que ele foi escrito há mais de cinquenta anos e parece que a qualquer momento o personagem principal vai tirar um smartphone do bolso ou algo do tipo. Isso faz a leitura ser muito mais gostosa, já que você não fica preso a apenas um tempo e sua imaginação completa do jeito que ela preferir.
Para uns, o livro pode não ser tudo aquilo, mas para mim foi muito bom. Por se tratar de um infanto-juvenil, não leia esperando um livro adulto, à Sherlock Holmes ou Agatha Christie, leia esperando um livro clássico infanto-juvenil como ele é. Leia sabendo que em alguns pontos a história pode se tornar um pouco ingênua, mas talvez seja apenas um aspecto que você esperava que fosse de um jeito, mas acabou de outro.
O livro inteiro traz muitos suspeitos. Várias pistas podem te levar ao verdadeiro suspeito e várias outras que vão tirá-lo do centro do holofote. Enquanto não foi citado o verdadeiro assassino, eu não conseguia pensar em ninguém com absoluta certeza para cumprir este cargo. Havia minhas desconfianças, mas a cada pista nova surgia novos possíveis serial killers.
Enfim, gostei muito do livro, pois eu vim com certas expectativas e elas se cumpriram, não esperava nada tão “UAU QUE INCRÍVEL!”, eu aguardava apenas uma leitura casual para ler durante umas tardes no final do mês. Aliás, eu também já estava muito curioso para saber mais dele, pois já havia visto uns trailers do filme (que ainda não assisti, quero muito) e uma booktuber falando sobre ele. Então tomei vergonha na cara e baixei um e-book. Acabei dando 5 estrelas, pois como eu disse, eu não fui achando que seria O livro policial, fui com as expectativas certas.

 Não se esqueçam de seguir o blog pelo Google Friend Conect ali do lado direito e nos acompanhar pelo facebook e instagram também.

E vocês, já leram esse clássico? Deixe nos comentários sua experiência com O Escaravelho do Diabo, vou adorar conversar com você XD

Abraços e até a próxima!


— Ricardo

You Might Also Like

15 comentários

  1. Oi Ricardo,
    eu já li esse livro 2 vezes (uma vez quando tinha uns 11 anos e a poucos meses atrás). Ele realmente é bem fluido, simples de ler. Assisti o filme também, que teve algumas adaptações ao mundo moderno. Achei bacana apesar de algumas mudanças na história.

    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Tudo bem?
      Sério? Que legal! Deve ter sido bem legal reler um clássico como esse que foi lido na infância... Imagino quando eu for um adulto, como eu me sentirei lendo um livro lido quando criança :3
      Bom saber que o filme trouxe mudanças, mesmo sendo interessante que eles modernizem a história, dá uma vontade de que tudo seja igual ao livro <3
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  2. Oie! Tudo bem? Já ouvi falar desse livro, mas acredito que não leria ele por hora!
    Bjss, venha conhecer mais uma Poeta do Projeto Poetas Urbanos (meio atrasadinho a divulgação, mas vale a pena conferir! ;) http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/09/projeto-poetas-urbanos-naan-angel.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nay!
      Ah, sério? Que pena, mas dê uma chance a ele um dia ;)
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  3. Oi Ricardo!

    Acredita que não li ainda? Uma vergonha rsrsrs Na década de 90 todo mundo lia, mas eu gostava de ler outros como A droga da obediência rsrsrs Preciso ler esse clássico e ver o filme tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Tudo bem?
      Hahaha, vergonha nada! Nunca é tarde para começar!
      Também preciso ver o filme, deve ser bem legal.

      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  4. Eu preciso ler o livro e ver o filme, tengo muita curiosidade, mas sempre esqueço de procurar para adquirir.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Como vai!
      Aposto que você não irá se arrepender ao ler o livro. Quero bastante ver o filme logo também. Eu também procurava para comprar em vários lugares, mas sempre encontrava com preços altos de mais. Então bateu uma vontade de ler e acabei baixando o ebook, mesmo.
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  5. Helloo, Ricardo! Tudo numa nice?!
    Ah, eu adorei a sua resenha. Eu já ouvi falar dessa obra, mas não conhecia a autora e nem nada do livro e acho que passaria longe por ser um clássico ahahah. Eu leio clássicos, mas às vezes dá uma preguiça arretada. De qualquer maneira eu fiquei curiosa com a estória. Confesso que não curto muito policial porque fico sempre nervosa e se eu não terminar a obra em um dia, eu posso ficar tão ansiosa para saber o final que posso até sonhar - o que na verdade já aconteceu eheheh. Mas como esse é pequeno acredito que dá para ler numa sentada e não terei problemas de ansiedade com o desfecho ahahah. Eu fico me perguntando como é possível fazer um livro policial só com poucas páginas? Sei lá. Acho que é porque sou acostumada a ver livros mais grossos que fico impressionada. *-*
    Ótima resenha.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana! Tudo ótimo e você?
      Muito obrigado :3
      Eu só conheci este livro a pouco tempo, e já me encantei *o*
      Hahaha entendo como é, eu olho pro livro e o livro olha para mim e bate aquela preguiça...
      Nossa hahahaha que imaginação fértil nesses sonhos kkkk
      Eu penso que, por ser pequeno e fluido, é fácil conseguir começar e acabar ele em um dia, dois dias chutando alto.
      Olha, também não sei, mas essa escritora conseguiu kkk
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  6. Oi Ricardo,
    Eu li esse livro quando estava no ensino fundamental e confesso que nem lembro direito da estória. Apesar de ser um dos maiores clássicos da coleção vagalume, admito que nao me marcou tanto assim.
    Mas ainda pretendo reler um dia, ainda mais por vc considerá-lo um livro atemporal.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, tudo bom?
      Sério? Que legal, gostaria de ter conhecido este livro na época de escola também, mas que pena que ele não te marcou tanto assim...
      Espero que você possa reler em breve :)

      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  7. Oi, Ric!
    Uau! Sempre ouvi falar desse livro, mas nunca tive interesse em lê-lo, até agora! Adorei sua resenha e o modo como você explicou a história sem dar spoilers. Já vou adicioná-la ao meu Skoob porque quero saber quem está matando esses ruivos e por qual motivo!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea! Tudo bem?
      Muito obrigado! Tentei ser mais sucinto para não dar tantos spoilers, a surpresa fica por parte do leitor ;)
      Hahaha que legal! Aposto que você vai se surpreender! Duvido conseguir adivinhar tudo certinho ^^

      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  8. Em que contexto histórico social acontece a história?

    ResponderExcluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram