Resenha: Flor de cerejeira, Alana Gabriela

12:49

Título: Flor de Cerejeira
Autora: Alana Gabriela
Gênero: Romance, Drama, Jovem Adulto
Páginas: 315
Editora: Amazon
Ano de publicação: 2016
Nota: 5 estrelas



“Qualquer um pode cometer um erro.”
Yoko sempre teve uma vida relativamente boa e estável, participava da organização do Festival Cherry Blossom, tinha amigos com quem contar na escola, tocava violino e estava treinando para fazer parte da orquestra da Juventude de Macon quando tudo começou a dar errado. Seu pai se envolveu num grave acidente, que acabou matando um pai de família e, foi parar na prisão. Sem a referência paterna, e com todos os problemas financeiros que se acumulam, o distanciamento da mãe, Naomi, que está a cada dia mais se afundando em trabalho, Yoko vê o que sobejou, de sua família, totalmente desestruturado. Em meio à dor da perda, Yoko conhece Aidan Hirsch, um garoto que parece tão desestruturado quanto ela, taciturno e solitário, e que é capaz, acima de tudo, de não julgar, simplesmente ouvir. Aos poucos, um sentimento singelo e inefável ganha forma, surgindo uma história delicada de autoconhecimento, arrependimento, culpa e superação que poderá mudar a vida desses adolescentes se assim escolherem. – Sinopse oficial

        Esse livro foi uma deliciosa surpresa para mim. Não que minhas expectativas fossem baixas, mas eu não previa que iria me deparar com um livro tão bom.
        A história aborda muitos temas importantes como o bullying e sofrer calado. A protagonista, Yoko, é agredida fisicamente e psicologicamente de uma forma muito pesada ao longo do livro, tanto do filho do cara que o pai dela atropelou/matou, tanto das suas antigas “amigas”. Por tanto, a agressão que ela sofre envolve também o tema “fazer justiça com as próprias mãos” e até onde um ser humano pode ir quando possuído pela vingança.
        Foi muito fácil pra mim me apegar a Yoko, mas não porque eu já passei um pouquinho pelo o que ela passou, mas sim porque apesar de tudo ela é uma menina muito encantadora que teve parte do seu brilho arrancado, mas nem por isso ele se torna inexistente. E um ponto enorme ao seu favor é que é impressionante o quanto essa personagem é forte, porque ela passa por maus bocados sozinha, sabendo enfrentar as suas batalhas e quando e o quanto ela devia envolver as pessoas que ela ama nessa história.
        Também há o fato de Yoko trazer à tona a questão de aprendermos a falar e compartilhar nossa dor. Enfrentar nossas batalhar por nós mesmos é uma coisa, esconder o que você sente e o que está passando, é uma coisa bem diferente e bem sufocante.
        Outro ponto da história é como o pai da Yoko, um homem tão bom, foi se envolver em um acidente fatal e terrível. Isso traz um toque muito humano ao livro, porque apesar de o pai da Yoko ser uma boa pessoa, ele desmoronou a vida de outras pessoas com uma ação terrível (dirigir embriagado) em um momento de escuridão interna. Qualquer um está sujeito a fazer algo ruim, e isso não anula o fato de você é uma pessoa boa, assim como não anula o fato de que fez algo ruim.
        Ainda nesse assunto, é muito interessante ver o processo de a Yoko reagir ao que aconteceu. No fundo ela sente raiva do pai, por mais que o ame, pelo o que ele fez. O ocorrido trouxe consequências muito grandes não só dentro de casa para ela e para mãe, mas também no mundo a fora. Ela sofre constantemente por ser filha de quem é, mesmo que ela não tenha nenhum envolvimento com o acidente. Isso traz uma carga muito pesada para o livro, que foi bem desenvolvida.
        Por fim, algo que me fez suspirar e aquecer meu coraçãozinho: o romance que essa história apresenta. Aidan, o protagonista masculino do livro, também tem seus demônios para enfrentar. Ver como eles lidam com isso juntos e individualmente é lindo e cativante. E também porque gosto muito de personagens “problemáticos”, principalmente em um romance. Portanto, meu ponto fraco foi atingido.
         Mas o que fez a combinação de tudo isso ser maravilhosa, foi a escrita da autora. Eu realmente fiquei surpresa com a habilidade dela com as palavras. Eu mergulhei muito depressa nessa história de uma maneira intensa. Eu me senti estimulada a ler o livro, mesmo nos momentos em que a história estava mais pacata. Mesmo quando não estava lendo o livro, eu ficava pensando na história e querendo voltar para aquele mundo.
        Esse livro ainda não possuí versão física, mas vocês podem encontrá-lo em ebook na amazon, enquanto eu mando infinitas vibrações positivas, para que esse livro seja publicado logo, porque ele merece.
        Ps: O meu lado superficial implora para que essa capa maravilhosa nunca mude, rsrs

        -Adriane

You Might Also Like

8 comentários

  1. Oi, tudo bem? Gostei bastante da resenha. Aborda alguns temas que só foram ganhando destaque ultimamente (mesmo que há muitos anos tenham existido- e persistido!): não só o bullying, como também o "fazer justiça com as próprias mãos". Fiquei curiosa para saber mais sobre o livro, confesso que aprecio livros que tenham essa temática. Obrigada pela indicação!

    Abraços,
    fugadarotinaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, tudo bem sim, e você?
      Obrigada, espero que goste do livro :D

      Excluir
  2. É nacional? *---* Cara, esse é o meu tipo de livro hahaha Eu amo livros dramáticos que fazem refletir e que tem personagens problemáticos. AMO! Dando uma de intrometida, mas uma autora nacional que gosto muito e tem muito dessa pegada de problematização é a L. L. Alves, se puder, dá uma olhada nos livros dela haha
    Abraço!!

    http://dna-literario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nacional sim Carla!!
      Sua indicação está anotada haha

      Excluir
  3. Oi, Adriane!
    Li ontem a respeito desse livro e fiquei encantada por saber que você já tinha lido! Adorei a sinopse dele e gostei mais ainda depois de sua resenha! Com certeza, já vou colocá-lo na minha lista! Parabéns pela resenha e obrigada pela dica! ^^

    ResponderExcluir
  4. Helloo, Adriane! Tudo numa nice?!
    Eu já tinha visto o seu e-mail antes, muito obrigada, naquele dia eu estava precisando de ânimo e você me animou de verdade com suas palavras sinceras!! *-* Eu amei que você gostou do livro, fico muito feliz. Eu também amo personagens "problemáticos" acho que enriquece o romance e por isso fiz isso. O Aidan é minha crush ahahah!!
    Beijin...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim, e com você?
      Fico feliz que tenha te animado de alguma forma!
      Bjss

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram