Resenha: Como eu era antes de você, Jojo Moyes + Crítica do filme

10:00

Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Gênero: Romance, Drama
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Ano de publicação: 2013
Nota: 5 estrelas + favoritado



“Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
        Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
         Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.” – Sinopse oficial

Confesso que enrolei ao máximo para ler esse livro. Deixei para começar a lê-lo um mês antes da estreia do filme nos cinemas. Quando comecei a leitura eu formei uma crosta de gelo em volta do meu coração com o pensamento de que provavelmente eu não iria gostar do livro porque ia ser um clichê e “mais do mesmo”.
Tudo isso por quê? Porque acho que eu fiquei tão traumatizada com histórias com pessoas com algum tipo de problema de saúde com “A culpa é das estrelas” (não por o livro se ruim, eu AMO esse livro, mas sim por ele ter quebrado meu coração em tantos pedaços, que mesmo depois de 3 anos, ainda não superei o livro), que eu me fechei para o gênero.
Pois bem, levei um tapa na cara imenso por causa desse livro. Não demorou nada para eu começar a gostar do livro e lamentar por eu ter sido tão tola.
A escrita do livro me envolveu logo de cara e o enredo fez com que eu ficasse cada vez mais interessada na história. Isso fez com que eu lesse o livro de forma rápida.
Vários elementos da história contribuem para que o livro seja maravilhoso.
Um deles é o fato de aparecer alguns pontos de vistas de outros personagens ao decorrer da história. Isso mostra de forma eficaz como tudo o que aconteceu e está acontecendo afeta as pessoas que estão ao redor dos protagonistas.
         Outro ponto são as várias faces dos personagens. Fica nítido principalmente nos familiares de Lou e Will que todos têm defeitos e qualidades. Ninguém é totalmente ruim ou totalmente bom. São pessoas. E isso traz um toque mais real a história.
         Mas o que eu mais gostei, é a maneira como a relação entre Will e Lou se desenvolve. Ao contrário de 90% dos livros, esse não contém o famoso insta love. A relação entre eles é algo que se desenvolve de forma muito lenta, mas ao mesmo tempo, muito intensa. O estágio de não se gostar para se suportar, para colegas, para amigos e etc, é algo que a gente tem o prazer de saborear. E pra mim esse é o ponto mais forte do livro. É algo que dá pra acreditar.
         E o livro ainda traz como pano de fundo dessa história algo realmente muito forte, muito impactante e com certeza bem polêmico. Então isso combinado à amargura de Will traz um tom muito pesado pra história. Mas Jojo soube dosar para que o livro não se tornasse melancólico.
         Esse livro despertou diversos sentimentos em mim. Eu ri, eu chorei, senti raiva, suspirei... E é sempre bom quando um livro nos toca tanto a ponto de nos evolver dessa forma.
         É um dos livros mais lindos que eu já li. Eu super recomendo a leitura, e tentem não chegar no livro com aquele gelinho no coração como eu.

Crítica à adaptação cinematográfica



         Pode-se até pensar que ler o livro antes e saber tudo o que acontece nos prepara psicologicamente para o filme. Erro.
         O filme mexeu com os meus sentimentos de uma maneira totalmente avassaladora. Comentarei mais sobre isso no final da crítica, onde a proposta é debater um pouco com quem já leu o livro, então vou dizer quando os spoilers começam para que as pessoas que não querem recebê-los possam parar de ler.
         Enfim, falando sobre a adaptação em si: muito bem feita! De verdade, esse filme foi bem fiel ao livro (com algumas ressalvas, claro) e essa história ficou linda na telona. Suspiro só de lembrar.
         O filme tem um bom roteiro, ótimos diálogos, uma fotografia linda e simplesmente a melhor trilha sonora EVER (gente, tem Ed Sheeran e Imagine Dragons!!!), que foi usada em momentos estratégicos para deixar os nossos sentimentos ainda mais a flor da pele.
         A única crítica negativa que tenho do filme, é que achei que atriz que interpreta a protagonista, Louisa, exagerou demais nas expressões e gestos. Eu de fato imaginei a Lou de uma maneira mais extravagante nesse sentido, mas acho que esse recurso foi usado um pouco além da conta.
         Um ponto MUITO positivo no filme é que ele enfatizou muito o ar mais leve que o livro traz apesar de tudo. Na adaptação eles mantiveram todos os diálogos engraçados, então apesar do clima dramático da história, a todo momento a sala de cinema era preenchida com o som de risadas.
         Enfim, o filme é maravilhoso, recomendo para todos porque o resultado vale muito a pena.
         Agora, vou falar sobre o final do livro/filme, então se você não leu o livro ou não quer receber spoiler, recomendo que pare a leitura aqui! ALERTA DE SPOILER!
         Só quem já leu o livro pode imaginar o quanto eu chorei não só no final, mas a cada cena que eu me lembrava do final, como quando ele fala do amor dele por Paris. Eu realmente sou muito chorona, e acabo derramando lágrimas em praticamente todos os filmes que assisto, mas adivinha? Ao menos nesse filme o choro foi em comunidade. Sim, quando sai da sala de cinema e fui ao banheiro, eu me deparei com muitas meninas na mesma situação que eu: todas na frente do espelho enxugando as lagrimas e tentando dar um jeito na cara inchada.
         Ler o livro e saber o final antes não ameniza em nada o sofrimento causado por aquele final totalmente arrebatador. Na adaptação as cenas na Suíça e em Paris no final, ficaram tão lindas e tão emocionantes que me faltam até palavras para descrever.
         Assistam, vocês não vão se arrepender

- Adriane

You Might Also Like

9 comentários

  1. Meu amigo me emprestou esse livro e, recentemente, comecei a lê-lo, o livro ainda não me conquistou, mas estou bem no começozinho mesmo... Eu não estou com o coração de gelo, muito menos me fecho para livros assim porque sei que sou chorona mesmo, adoro um drama haahah e já estou esperando que eu vá secar de tanto chorar com esse livro, mas de forma alguma me sinto preparada para o que possa acontecer! ahhaahaha
    Ótima resenha!
    Abraços!
    -Carla | http://dna-literario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga ficar desidratada como eu fiquei então, Carla hahaha
      Beijos

      Excluir
  2. Ainda não terminei o livro, nem assisti o filme (por isso me sinto meio poser rsrs). Mas o livro é muuuuito bom! <3 espero que a adaptação tenha sido mesmo bem legal :)

    Xoxo
    Www.semitributo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A adaptação ficou linda demais! Espero que goste :D
      Beijos

      Excluir
  3. Ei Adriane!!! Gostaria de parabenizá-la pela resenha, pois você conseguiu expressar exatamente aquilo que senti ao ler o livro! É simplesmente maravilhoso e estou ansiosa pra ver a adaptação nas telonas! Adorei!

    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay, obrigada, fico feliz por encontrar alguém que sentiu o mesmo que eu.
      Espero que goste do filme :B

      Excluir
  4. Estou me sentindo até uma insensível, mas gente, não achei o filme essa coca-cola toda não!
    Vi gente falando que riu até a metade do filme e na metade restante chorou... E olha, sou a pessoa mais manteiga derretida, choro até com uma mosca sendo morta, mas menos, né galera?
    O livro de fato, é muito bom, mas quem for das antigas, dos anos 80/90 e se lembrar de um filme estrelado pela Julia Roberts chamado "Por Amor" vai ver que a premissa do filme é, 90% IDÊNTICA a "Como eu era antes de você".

    As cenas são lindas, a trilha sonora maravilhosa, mas vamos combinar que se você assiste o trailer, já saber de 90% do filme...

    Enfim, não achei tão tocante, tão emocionante, tão a ponto de chorar como vi/li por aí.
    Aliás, daria pra ter esperado de boa ele ser lançado em DVD e ter economizado uma graninha, haha!

    Achei "A Culpa é das Estrelas" até melhor e olha que eu tenho o maior preconceito do mundo com o João Verde lá.

    Mas confesso que o ator é uma graça e a minha querida mãe dos dragões se saiu maravilhosamente bem no papel!

    Fora isso, de 0 a 5, eu dou nota 2 (e olhe lá!).

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriane!
    Ainda não assisti o filme, mas gostei muito do livro!
    Não gosto nada de atores com expressões exageradas, então acho que vou pegar uma birra da protagonista kkkk
    E as músicas que escolheram ♥♥♥
    Depois de ler o comentário aqui em cima fiquei meio assim, mas acho que vou dar uma chance

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila, se você gostou do livro, você vai sim gostar do filme!

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram