Resenha: O Enigma da Borboleta, Kate Ellison

09:00

Em um lugar onde drogas e prostituição são comuns, mais um homicídio de uma stripper não teria tanta relevância assim. Mas não pra Penélope. A seguir, a resenha do livro O Enigma da Borboleta da autora Kate Ellison.

Um suspense eletrizante onde qualquer movimento em falso pode ser fatal. Penélope Marin, ou simplesmente Lo, é uma adolescente um tanto incomum – ela sofre de transtorno obsessivo compulsivo, que ficou mais intenso depois da morte de seu irmão Oren. Além disso, Lo adora colecionar bibelôs, mesmo que tenha que roubá-los (Ela também tem traços de cleptomania). Num desses “resgates” – como ela mesma diz – Lo encontra uma bela borboleta, que pode ter colocado sua vida em perigo. Essa figura está ligada a um assassinato e Lo pode ser a única testemunha desse crime.” — Sinopse oficial.

Título: O Enigma da Borboleta
Autora: Kate Ellison
Gênero: Thriller policial
Páginas: 310
Editora: LeYa
Ano de publicação: 2013

Penélope, mais conhecida como Lo, é uma adolescente, só que ela não é normal, ela vive cheia de TOCs e ainda por cima é cleptomaníaca, seu irmão mais velho morreu e seus pais estão em depressão. A única coisa que mantem Lo viva são suas manias.
Uma noite, ela andava por uma rua em um perigoso bairro de sua cidade, procurando algo para roubar e aumentar sua coleção. Porém, enquanto rouba uma peça em um jardim, ela escuta sons de tiro e depois sai correndo para não ser a próxima a ser atingida. Então ela percebe: Lo acaba de presenciar um assassinato.
Outro dia, enquanto passeia pelo mercado de pulgas, encontra um objeto em formato de borboleta e reconhece que este foi roubado da garota assassinada, que descobre ter vivido sobre o nome de Sapphire, uma stripper apenas alguns anos mais velha que ela.
Como é cheia de manias e transtornos, ela se encontra precisando solucionar completamente este mistério por trás do homicídio, ela dá uma de detetive e não consegue largar o suspense de Sapphire, mesmo que isso custe a vida dela ou de outras pessoas.
Em meio a investigação ela encontra um garoto, um artista de rua, que mora no mesmo bairro perigoso em que ocorreu o crime, chamado Flynt. Rapidinho os dois se tornam amigos (e acontece um instalove entre eles, o que me deixou um surpreso, foi tudo tão rápido, eles estavam conversando e logo já eram amigos de infância). Lo faz com que Flynt a ajude a solucionar este assassinato, já que a polícia não faz nada por aquele local esquecido pelas autoridades.
Lo se mete em vários lugares, procura pessoas que eram próximas a Sapphire, vasculha a antiga casa dela — e rouba algumas coisas, claro; sua cleptomania sempre vem em momentos inoportunos —, até começa a trabalhar na boate de strip tease em que a vítima trabalhava.
Mas, quanto mais profundamente Lo entra no caso da morte de Sapphire, mais problemas acontecem. O assassino sabe que ela está a sua procura, e tenta fazer de tudo para pará-la. Porém o que fazer quando suas manias e compulsões são mais intensas que o perigo iminente?

“Ser criança não dura, certo? Aquela inocência não dura. Mas isso também nunca some totalmente, todo mundo guarda um pouco. Nos olhos ou alguma coisa.”

Entre algumas manias de Penélope, está a compulsão pelos números múltiplos de três, ela faz tudo três, seis, nove, dezoito vezes, e ai de quem a interromper — ela surta! Sempre antes de entrar em um lugar ou sair ela é obrigada a dizer a si mesma tap, tap, tap, banana, apenas para proteger e dar sorte. Algumas coisas acabam tendo muito interferência na sua vida e outras acabam interferindo na do leitor. Acabei até pegando um pouco das manias junto com a Lo.
O livro é muito bom. O mistério é digno de um filme, ou de um caso em CSI, o clima do livro — contado em primeira pessoa — é bem sombrio visto aos olhos da protagonista, sempre parece que está nublado ou chovendo, com uma trilha sonora de mistério ou algo assim. Isso é perfeito, a autora conseguiu me fazer imergir totalmente na trama, quando pegava o livro para ler, só pensava em Lo, Sapphire, Flynt, na família problemática, nos TOCs, na cidade misteriosa, no bairro afastado deixado à própria sorte... esquecia que estava em minha casa, lendo um livro. Então, quando tinha tempo, me prendia na história e ficava por lá durante horas.
As descrições são perfeitas, dá até para entender as compulsões de Lo, já que estamos em meio de seus pensamentos. Todos os cenários vistos pelos olhos da protagonista são compatíveis com suas manias. Os ambientes, propícios para o fundo da história. Os personagens são extremamente bem pensados, criados com muitos detalhes, cada personagem é único, com características ímpares, todos tem seus mistérios internos e segredos, estes que podem ou não ser revelados durante o livro, mas tudo converge para a ótima estruturação dos personagens. O leitor fica sempre se perguntando por que Lo é assim? O que aconteceu com seu irmão? Por que Flynt é isso? Por que os pais dela são aquilo? E assim por diante até ter suas devidas respostas.
A editora teve um trabalho muito bom neste livro: a diagramação é em ótimo tamanho — as margens e as letras não são exageradamente pequenas ou grandes —, cada início de capítulo tem uma gravura de uma borboleta, o livro é bem levinho, as folhas são boas e tudo o mais.
Resumindo, tudo é muito bem feito, a trama é incrível, os personagens são ótimos e muito bem criados, o mistério é instigante do começo ao fim, porém algumas relações entre personagens foram forçadas e rápidas de mais, realmente o único defeito que encontrei deste livro. Contudo minha nota é 5 estrelas.

Muito obrigado por ler minha resenha. Gosta também de mistérios e thrillers? Deixe uma recomendação nos comentários! Vamos conversar mais sobre este livro, comente sua opinião e críticas.
Abraços e ótimas leituras!


— Ricardo

You Might Also Like

8 comentários

  1. Hey! Adorei a resenha, não conhecia o livro, mas gosto muito do gênero, ainda mais tratando de coisas como o TOC. Todos os livros do Harlan Coben são ótimos para quem gosta de livros nesse estilo de suspense... Eu só li Confie em mim, por enquanto (vi que vc está lendo este, não irá se arrepender!), mas a escrita dele é maravilhosa e todas as sinopses dos outros livros me atraem hahaha O chamado do Cuco também é ÓTIMO, não poderia esperar menos da JK Rowling né? Minha mãe gosta muito é da Agatha Christie, tenho um livro dela aqui, mas nunca li, mas pra minha mãe gostar, deve ser bom kkkkkk Enfim, parabéns pela resenha!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu também não conhecia o livro, até que eu o vi por dez reais na amazon e resolvi comprá-lo junto com outros livros, já que tinha gostado da sinopse; e não me arrependi! Além de Confie Em Mim, que estou lendo, eu já li Sem Deixar Rastros que foi muito bom, realmente ele é um ótimo autor de thriller policial. Ele é um daqueles autores que sempre tem livros ótimos. Eu nunca li O Chamado do Cuco, sempre vejo muitos falarem mal e muitos falarem bem, então minha opinião fica dividida. Eu AMO a Agatha Christie também, já li vários livros e peço para dar uma chance a esse livro que você tem aí kkkk.

      Abraços!

      - Ricardo

      Excluir
    2. Todo livro tem quem ame e quem odeie, né? Eu amo O chamado do cuco, mas aconselho vc mesmo a ler e tirar suas próprias conclusões e dizer se gosta ou não haha Em breve, lerei Agatha Christie e acho q gostarei porque o estilo é muito meu tipo hahah
      Abraço!

      Excluir
    3. Hahaha é verdade, assim que possível vou querer ler O Chamado do Cuco aí poderemos debater kkkkk

      Excluir
  2. Oii Ricardo, amei a sinopse é o estilo de livro que gosto de ler, e a sua resenha ficou ótima, fiquei curiosa com relação ao livro, já coloquei na minha listinha hahaha.
    - Beijos, Carol!
    https://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Haha muito obrigado! Sempre tento aprimorar minhas técnicas de escrita kkk. O livro é bem misterioso e te deixa a cada página mais curioso. Se já ficou curiosa pela resenha, imagina lendo o livro!

      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir
  3. Oi Ricardo, estou retribuindo a visita lá no blog Duas Livreiras...
    Realmente o TOC está muito presente na vida de Lo, chega a dar um desespero, já anotei a tua dica e espero que eu goste tanto quanto gostei de "No Escuro"
    Bjos
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br
    Ah, já estou seguindo o teu blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita kkkk
      Depois desse livro comecei a ter mais interesse em livros que tenham personagens com TOC. Espero poder ler No Escuro em breve e gostar bastante também.
      Abraços!

      -Ricardo

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram