Autores: Agatha Christie

08:38

Olá pessoal, hoje vamos pensamos em começar um pequeno projeto aqui no blog, queremos mostrar a vocês um pouco mais de nossos escritores favoritos e nossas experiências com eles. Fiquem a vontade para conversarmos nos comentários. Se quiserem dar ideias de outros projetos ou autores, fiquem bem-vindos!
Irei começar a falar sobre a Rainha do Crime, Agatha Christie, minha autora favorita (S2).
Agatha é uma antiga escritora britânica de romances policiais, que morreu em 1976 com 85 anos. E policial é meu gênero literário predileto (talvez por influência dela? Talvez).



Eu tinha 12 anos, gostava de ler, mas não tinha o hábito da leitura. Uma tia minha perguntou se eu gostava de livros, e eu disse que sim, gostava bastante de mistérios e policiais. Alguns dias depois ela me emprestou Os Crimes ABC, dessa autora, uma versão bem antiga e com as páginas bem amareladas, minha tia me explicou que essa escritora tinha muitos livros policiais, e que ela tinha outros dela em sua casa também.



Os Crimes ABC é um livro de mistério em que pessoas aleatórias, sem nada em comum, começam a ser assassinadas de acordo com a ordem alfabética. O detetive Poirot começa a investigar e o assassino manda cartas com “dicas” para ele. Então o detetive tem que pensar o mais rápido possível, onde estão as pessoas que serão mortas, por que o assassino faz isso e muito mais. Na minha visão, Hercule Poirot >>>> Sherlock Holmes.
Naquela época, eu não lia rápido (não que hoje eu leia rápido rsrsrs) e eu gostava muito de jogar e ver animes, então eu não colocava a leitura como um hobby principal. Então pensei em ler um pouco cada dia e terminar em mais ou menos um mês. Mas quando o livro engrenou, eu comecei a ler bem mais e acabei terminando em 2 semanas. A trama me prendeu, a curiosidade me fez continuar em frente e tudo o mais. Então eu tinha percebido uma coisa: eu tinha começado realmente a desenvolver o hábito da leitura (vou deixar para contar como eu desenvolvi por completo esse hábito com outro escritor) e então Agatha Christie tinha se transformado na minha autora favorita do coração. E quando eu devolvi o livro para minha tia, ela me falou sobre alguns outros livros dela, O Caso dos Dez Negrinhos me marcou bastante e fiquei curioso de mais! Mas infelizmente minha tia não tinha esse livro.
No ano seguinte, enquanto estava na 8ª série, com treze anos, ganhei um box de 3 livros pocket da Agatha, no mesmo ano já havia terminado todos e gostado bastante deles também. Apenas desenvolvendo cada vez mais meu amor por ela. Nesse box vinham Treze à Mesa, Elefantes Não Esquecem e Assassinato no beco, um livro com uma coletânea com quatro casos.




No ano seguinte, no primeiro ano do ensino médio (mudei de escola), meu hábito de ler já tinha se desenvolvido bastante mesmo, entrei pela primeira vez em biblioteca dentro de uma escola, e via aqueles livros por todos os lados e tinha uma prateleira inteira só com os livros da Agatha! Quase tive um orgasmo, e na mesma hora fiz o quê? Isso mesmo: peguei o livro O Caso dos Dez Negrinhos e comecei a ler. Na hora já amei o livro, toda aquela história e o mistério que rondava o livro, até aceitei o fato de que o Poirot não aparece nele.



O Caso dos Dez Negrinhos (E Não Sobrou Nenhum, como é chamado agora pelo politicamente correto) está entre os 20 livros mais vendidos da história e o mais vendido da escritora e do gênero. Dez pessoas que não se conhecem e não tem nada em comum são convidadas por um desconhecido a uma reunião em uma mansão numa ilha particular, quando eles chegam lá, não encontram seu anfitrião, mas descobrem que todos ali cometeram um crime e que não foram punidos. Aos poucos, mortes misteriosas ocorrem de acordo com um poema encontrado na casa, na mesa de jantar há dez estatuetas de negrinhos que somem a cada morte, as pessoas restantes tentam se proteger e parar o assassino.
Foi um livro tão incrível, amei ter lido ele. Há tantos livros dela por aí, e quero ler todos! Hahaha. Mas apenas uma coisa não gostei dela, tem livros em que o personagem principal é uma outra detetive, Miss Marple, infelizmente não gostei muito do livro em que ela é a protagonista, na verdade não consegui nem começar a ler, mas quero muito ter outra oportunidade de ler, porque aposto que eu vou gostar sim, foi só lido no momento errado.
Há um livro que eu tenho em casa (A Testemunha Ocular do Crime) que eu sempre quis ler, mas sempre que o pego em mãos, tenho uma preguicinha... Em dezembro passado, minha namorada me presenteou com a nova versão de Os Crimes ABC, estou querendo muito relê-lo logo.















Este ano não estou mais na escola, então não tenho mais a biblioteca de lá pra pegar os livros da Agatha, mas acho que quando eu quiser pegar para ler algum livro dela, vou procurar na biblioteca da cidade.

Hoje faço um convite a todos os leitores do blog que experimentem algum livro da Agatha, principalmente se gostar de mistérios policiais. Vocês não vão se arrepender. Além de ela ser uma escritora fabulosa, principalmente no início do século XX, onde ser uma escritora não era muito bom, foi ela que me ajudou a entrar de cabeça no mundo dos livros.

— Ricardo

You Might Also Like

4 comentários

  1. Amei esse projeto, até hoje só li um livro dela que é o "NÃO SOBROU NENHUM" e é um dos meus favoritos, aquele livro é sensacional. Quero ler mais coisas dela, ela parece ser ótima. Eu meio que desenvolvi o hábito da leitura quando frequentava a biblioteca da escola, amava aquela lugar e a moça sempre tinha um livro para me indicar hahaha momento nostalgia <3
    - Beijos, Carol!
    https://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha sim! A melhor parte da escola era a biblioteca. Esse livro é arrasador, merece ter a fama que tem. Se você gosta de mistérios policiais, ela é a escritora perfeita para isso. Boa sorte com as Leituras!

      Abraços!

      Excluir
  2. Ah como eu amo os livros dela! São tão inteligentes que nem dá pra prever nenhum dos finais! Adorei o post!

    Abraços!
    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Isso é uma das coisas que eu mais admiro na escrita dela. Você acha que é um assassino aí chega próximo do final e ela joga uma reviravolta na história. Acho sensacional.

      Abraços!

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram