Resenha: Caixa de Pássaros, Josh Malerman

09:00

Hoje teremos uma resenha do livro Caixa de Pássaros. Um thriller muito empolgante.

Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.” — Sinopse oficial.



Malorie, a personagem principal é a mãe de dois filhos, Menina e Garoto, ambos de 4 anos. Eles têm que sair da casa onde estão, porém, com uma condição: eles não podem observar o mundo do lado de fora das janelas, pois há uma “criatura” que, ao vê-la, você mata todos ao seu redor e se mata; a todo o momento que saem para o exterior da casa, seja para pegar água ou suprimentos, usam vendas — eles são treinados pela audição, sobrevivem apenas escutando o perigo ao seu lado, principalmente as crianças, que nasceram no meio disso tudo então elas são altamente treinadas pela mãe para priorizar a audição em vez da visão.
O livro se intercala em passado e futuro, explicando como era antes de “tudo” e 4 anos depois de “tudo” começar; que na minha opinião, o autor poderia muito bem ter explicado com detalhes, mas ele não fez, então tudo o que sabemos na história fica um pouco subentendido.

“Não importa quais ferramentas leve, não importa qual objeto da casa seja usado como arma, ela sabe que as vendas são a maior proteção para ela e os filhos.”

No futuro, Malorie que fugir de onde está, foge da casa segura com seus filhos, usando um barco a remo, a inteligência, o instinto e a audição aguçada dos filhos; no passado, ela e sua irmã só querem entender o que está acontecendo no mundo enquanto lidam com a gravidez inesperada de Malorie. Vemos ela sair de sua casa e encontrando um refúgio com alguns poucos sobreviventes que ela viu em um anúncio de classificados no jornal. E vemos também como é a rotina do lugar, os desafios que eles têm que enfrentar e toda a tensão do grupo.
É muito angustiante — se é que posso descrever assim — acompanhar como a vida das pessoas mudou; acompanhar a surpresa dos personagens ao ver um cadáver suicida, mesmo que eles presenciem essa situação a muito tempo, dá sempre uma agonia ao ler uma descrição da morte ou do corpo.
A situação da cidade — assim como no mundo todo — é apocalíptico, as casas que não estão destruídas, estão com cobertores cobrindo a janela. Ninguém quer mais olhar para o lado de fora, pode ser que eles vejam “a criatura” — e se matem. Então os personagens vivem dentro de uma casa totalmente desprovida de iluminação solar.

“Como pode esperar que seus filhos sonhem em chegar as estrelas se não podem erguer a cabeça e olhar para elas.”

Podemos perceber logo de cara como Caixa de Pássaros é uma história tensa, e a escrita é típica de um belo suspense.
É interessante observar como a vida de Malorie é antes e depois dos filhos, e como ela reage sendo que os filhos nunca viram nada além de escuridão do interior de uma casa velha.
É citado várias vezes como Malorie treinou seus filhos para o que estava acontecendo, mas eu achava muitas vezes cruel de mais para uma mãe fazer o que ela fazia com os filhos, apenas para eles estarem seguros no mundo atual.
Podemos perceber como Josh quis retratar o maior medo dos humanos: o desconhecido! Todos que viam “a criatura” mataram todos ao seu redor e depois se suicidaram, então, os sobreviventes não sabe com o que estão lidando — pode ser qualquer coisa. Por isso é que eles têm tanto medo, não há como lidar com algo que não se conhece. Isso deixa os personagens agonizando enquanto os leitores ficam tensos e curiosos.
O livro me deixou um pouco a desejar quanto a história no futuro, pois na maior parte do tempo, Malorie e as crianças estão no barco remando e encontrando  algumas coisas pelo caminho. Gostaria que tivesse um pouco mais de detalhes nesse período e não só a travessia para um lugar desconhecido. O autor poderia dar mais ênfases nessa época da teeria dar mais enfases nhecido. lhes nesse peras crianças este curiosos.
tual.
 muita vezeso disso tudo enttrama.
A história deixa o leitor com medo de ler enquanto as janelas da sua casa estão abertas. Tive vontade de colocar cobertores nas janelas de casa, assim como os personagens faziam. Ao finalizar o livro, tive apenas dois pontos negativos: um que eu achei que teve um anticlímax horrível (em minha opinião, pode ser que outro leitor goste) e a falta de respostas para algumas perguntas que eu me fazia, esses foram os motivos para eu não favoritar. Mesmo assim dei 5 estrelas.
O livro foi muito bom, já que ele me divertiu e eu pude passar bons momentos sofrendo junto aos personagens. E ainda por cima, fiquei com um pouco de medo de ler, e exceto este thriller, só mais um livro me deixou com essa sensação: 172 Horas na Lua (que eu dei 4 estrelas).

Muito obrigado pela atenção! Deixe um comentário nos contando sua experiência com esse livro ou outros livros thriller ou terror. Como seria a vida se você não pudesse mais olhar o lado de fora da sua casa? Se uma coisa que você não sabe o que pode fazer você se matar?


— Ricardo

You Might Also Like

8 comentários

  1. Gostei da resenha. Cara, esse livro foi o primeiro livro desse estilo suspense/terror que eu li e foi uma experiência ótima. Eu ficava até com medo de olhar pela janelas kk além de como na leitura VC imagina as coisas, a gente acaba imaginando essas "criaturas" como nossos piores medos e isso eu achei muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Mesmo eu não apreciando tanto o fim do livro, adorei como o autor conseguiu fazer eu me sentir com tanto medo dessas "criaturas".

      Excluir
  2. Oi Ricardo!
    Meu exemplar de Caixa de Pássaros está esperando sua vez aqui e agora mal posso esperar para ler. Só vi resenhas boas sobre ele e acredito que deve ser uma obra incrível.
    Adoro este tipo de livro que fala sobre sobrevivência e engloba - como mencionou - o desconhecido! Eles sempre me fazem refletir sobre muitas coisas...
    E se ele tem uma comparação positiva com 172 horas na Lua (um dos meus livros preferidos), creio que vou amar!!! haha

    Parabéns pelo blog!
    Beijo
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahahaha Muito obrigado! Acho muito bom quando consigo despertar essa vontade de passar o livro na frente de outros para lê-lo primeiro.

      Abraços!

      Excluir
  3. Só vendo a capa do livro pelas lojas online não imagina a história louca que ela escondia! Estou precisando muito ler um livro de suspense, vou adicionar Caixa de Pássaros na minha booklist, haha!

    Um beijo!

    www.nadinevieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Não imaginava que tudo isso estava por trás de uma capa tão simples quanto esta! Hahaha

      Abraços!

      Excluir
  4. Boa tarde, eu gostei do livro....gosto desse estilo suspense....eu recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Gosto muito deste estilo também. Acho que todos deveriam experimentar hahaha

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram