Resenha: A 5ª Onda, Rick Yancey

09:00

Há pouco tempo, estreou o filme A 5ª Onda e para acompanhar essa estreia, vamos para a resenha do incrível livro do autor Rick Yancey.
Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora A QUINTA ONDA está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!” — Sinopse oficial.



“Se alienígenas nos visitarem, acho que o resultado seria semelhante ao obtido por Cristóvão Colombo quando aportou na América, o que não foi muito satisfatório para os americanos nativos.”

Cassie, ou Cassiopeia, é uma garota sobrevivente e solitária de quatro ondas, e agora ela está vivenciando a quinta. O livro começa com ela vivendo em uma floresta, enquanto procura recursos e suprimentos e lembra sobre o que aconteceu desde que os Outros — os alienígenas — chegaram a Terra. Ela nos conta como foram as quatro ondas anteriores até chegar ao presente.
Num certo dia normal, naves desconhecidas aparecem no céu, e ninguém sabe o que está acontecendo, o que é aquilo e por que aquilo está na Terra. Mas, alguns dias depois, a Primeira Onda acontece — e toda a população entende que os Outros não vieram em paz.
As Ondas são ataques que os alienígenas usam para acabar com a população aos poucos, são catástrofes e coisas do tipo que eles “lançam” na Terra, e que cada uma tem um objetivo diferente, não só acabar com a humanidade de uma vez.
Segundo os relatos que a própria Cassie conta, a Primeira Onda (apagam-se as luzes) foi um blecaute de energia mundial, tudo movido à energia elétrica não funciona mais. Ela estava na escola quando isso aconteceu, seu celular parou de funcionar, os relógios pararam, luzes apagaram e aviões caíram. Com isso, o planeta já tinha entrado em pânico, típico de histórias apocalípticas, mas Cassie e sua família agiam normalmente, com calma, paciência e inteligência.

“O mundo funciona de fora para dentro. Assim, se as luzes se apagam, você olha para fora.”

A Segunda Onda (começa a arrebentação) causou tsunamis gigantes que acabaram com os litorais dos continentes, nenhum problema para Cassie, que não mora numa região costeira.
A Terceira Onda (pestilência) foi uma doença extremamente mortal, que matou quase que todos os humanos, nesse ponto a história de Cassie e sua família começam a ficar interessante e instigante.
Na Quarta Onda (silenciador) alienígenas camuflados de humanos matam os sobreviventes, ninguém é totalmente confiável nesse momento, e neste ponto que o livro começa realmente, no presente.
Tenho que me controlar para falar sobre os fatos desse livro, pois ele é tão emocionante, empolgante e cheio de ações e revelações, que um pouco a mais que você conta na história, já é um spoiler.

“Algumas lembranças nunca podem ser deixadas para trás. Elas não pertencem ao passado. Elas pertencem a você.”

A história é muito interessante, pois ela não foca só no ponto de vista de Cassie, ela vaga por vários personagens. Assim, o leitor sabe o que está acontecendo em outros lugares e até que ponto as histórias se convergem.
Não vi pontos negativos no livro, ele tem as letras em um ótimo tamanho, as páginas são boas, a capa é muito bonita e o livro não é grande de mais — nem 370 páginas. O único problema é que é uma trilogia e eu não tenho o segundo livro (O Mar Infinito), pois está muito caro para comprar (;-;).
A 5ª Onda é totalmente imersivo, você se sente no meio do apocalipse, vivendo junto com Cassie e os outros personagens como se você estivesse do lado deles olhando o que eles estão passando, sofrendo e pensando. A história te prende muito, você não consegue parar de ler, porque sempre quer saber o que vai acontecer no próximo capitulo. Eu li esse livro muito rápido e amei tudo nele.

“Muita gente diz muita coisa quando, na verdade, não tem nada a dizer.”

O livro é repleto de reflexões e pensamentos dos personagens, já que eles passam muito tempo sozinhos. Isso foi um ótimo ponto positivo para mim.
Mesmo A 5ª Onda passando essa sensação de que é um livro sobre aliens e tudo o mais, saiba que não é nada disso, o autor não retrata muito os alienígenas (e até ficamos sem saber direito que são e como são esses alienígenas). Tinha momentos que até eu esquecia que tinha aliens no livro. O livro trata sobre a questão da sobrevivência das pessoas, e como elas agem em uma situação em que a vida em sua volta é um apocalipse, isso é muito interessante. Então se você não curte temas alienígenas fique tranquilo, esse livro vai te conquistar com a temática de sobrevivência e a vida dos sobreviventes.


“Você sabe dizer quem é o inimigo em tempos de guerra, Cassie? O sujeito que atira em você.”

O livro foi perfeito, dei cinco estrelas e favoritei. Espero que todos gostem deste livro tanto quanto eu.
Obrigado por ler minha resenha, deixe um comentário nos contando sua experiência com o livro ou filme. Você já leu algum livro com esse tema de sobrevivência? E sobre aliens? Deixe sua opinião. Um forte abraço.


— Ricardo

You Might Also Like

8 comentários

  1. Particularmente, estou gostando muito do livro mais até que gostei do filme, por isso indico a todos que gostam de história pós-apocalípticas, distopias e ETs dominando a Terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, fico feliz que esteja gostando tanto do livro. Preciso muito ir assistir o filme logo hehe.

      Excluir
    2. Já assisti 2x kkk
      Assim que terminar o livro, quero ver de novo hahaha

      Excluir
    3. Hahahaha, então o filme deve ser muito bom mesmo, hein kkkkk

      Excluir
  2. Gostei de como o livro aborda a questão da sobrevivência, da confiança e do valor de uma promessa. Agora só falta ver nas telonas!!
    Adorei o blog e já estou seguindo!!
    Rafa xx
    http://lendomumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, obrigado! Adoro como o Rick conseguiu representar esses sentimentos em um livro sobre apocalipse!

      Estou te seguindo, também!

      Excluir
  3. Ah quero demais ler esse livro antes de assistir ao filme! Adorei a resenha ^^

    Abraços!

    http://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, tanto o livro quanto o filme são incríveis. O filme é tão fiel ao livro. Espero que goste de A 5ª Onda.

      Abraços.

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram