Resenha: As Ostras + Divulgação de Projeto

10:00

Olá pessoal! O post de hoje é muito especial. Além de uma resenha, vim divulgar um projeto que o Lapso de Leitura se tornou parceiro.

A resenha é sobre o conto As Ostras, de Anton Tchékhov, de 1884. Minha primeira experiência com literatura russa.



O conto fala sobre um garotinho “doente” e seu pai desempregado nas ruas de Moscou. O pai busca um emprego para as pessoas nas ruas, enquanto o filho é acometido por uma doença que o deixa fraco, porém ele não sabe o que é. Ao se aproximarem de uma Taberna, o garoto fica vidrado ao ler uma palavra que nunca tinha ouvido falar antes. Pendurada numa parede dentro do edifício está uma placa com a palavra “Ostras” e o garoto quer muito entender mais sobre essa palavra e o que é esse animal. O que ocorre a seguir e o desenrolar dessa trama com suas reviravoltas e morais você deverá descobrir e no fim deste post eu vou te falar como.

Já vi muita gente falar sobre a literatura russa, porém nunca me arrisquei a ler nada de lá. Até este conto. A leitura estava muito interessante desde o começo, então eu me dei conta do que realmente estava acontecendo na trama e que tudo era apenas uma descrição da visão da criança que não via a verdade como ela é, mas sim através de uma névoa de inocência. Fiquei de queixo caído e fascinado em como o autor conseguiu passar a realidade pelos olhos de um menino.

Agora vamos a melhor parte: a experiência da leitura. Não li este conto em papel, nem em e-book, li em um app book. Mas como assim um app book? Um livro que é um aplicativo?  Isso mesmo! A StoryMax convidou o blog a participar de seu projeto que é levar literatura clássica em meios digitais de uma maneira inovadora.
O app (vou deixar o link de download no final) é muito interessante e ele conta uma história do começo ao fim com recursos muito interessantes e imersivos. Além de contar com ilustrações bem divertidas, há interações entre o leitor e o app. Há como o leitor interagir com o cenário e com os personagens clicando na tela do smartphone, além de girá-lo ou mudar sua posição para descobrir novos elementos, sem contar o áudio, tanto sons ambientes quanto efeitos sonoros, que torna a experiência muito mais imersiva.
É muito interessante você poder ler um trecho do conto onde o personagem faz uma expressão e, ao tocar no desenho do personagem que está na tela, ele a reproduz. Os elementos audiovisuais do app book estão de parabéns.
Além de tudo isso, o app conta com atividades e experiências e vários conteúdos extras. A StoryMax busca cumprir com o ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) criado pela ONU em busca de um mundo melhor para todos.
Fico pensando em quanto isso pode ser incrível para crianças e jovens que estão começando o mundo da leitura. Com este tipo de plataforma digital, o alcance da StoryMax multiplica e atinge várias pessoas, espalhando seus objetivos e a literatura. Imagino o quanto isso seria interessante de se fazer em uma escola, com os alunos descobrindo as interações nos apps e depois realizando atividades que o mesmo disponibiliza na própria escola. Ajudem a espalhar os app books da StoryMax, assim como todos seus objetivos e realizações.

Como prometido, aqui estão os links para baixar Ostras e outros app books. Lembrando que nos apps há outras opções de idiomas além do português Brasileiro, há inglês e espanhol, que são boas atividades para quem quer treinar uma língua nova. Mais uma ideia para uma escola de idiomas ;)

As Ostras

Litera Tour

Frritt-Flacc

Nautilus
(adaptação de Vinte Mil Léguas Submarinas — para tablets)

Frankie for Kids

Via Láctea — Olavo Bilac

De todos esses apps, apenas os dois últimos são pagos.
Quantas histórias já não podemos fazer parte? A StoryMax está de parabéns pelos apps e está cumprindo muito bem seus objetivos. 🎉🎊

Para conhecer mais sobre a StoryMax, acesse suas páginas:
StoryMax é uma publicadora de app books – livros digitais interativos para tablets e smartphones – que tem como missão tornar a leitura mais atraente e envolvente para crianças e jovens do mundo inteiro.
Nossos app books são clássicos literários, bem editados e ilustrados, com animações, sons e interatividades que tornam a leitura mais imersiva e engajadora. Pensamos conteúdos complementares para uso em sala de aula, visando aprofundar discussões e colher o melhor da experiência de leitura e, por isso nossos livros já são adotados por centenas de escolas nos Estados Unidos e também no Brasil.


É isso pessoal! Espero que tenham gostado da resenha e do novo projeto do qual o Lapso é parceiro. Conta para gente se você se interessou pelos app books! Já posso dizer que amei Ostras e já vou baixar os outros no meu celular hahaha
Abraços e Beijos!

— Ricardo

You Might Also Like

4 comentários

  1. Nossa, Ric! Que demais!
    Sou grande fã de literatura russa e fico feliz por você ter conhecido um pouquinho dela, espero que leia outros autores, ou mesmo mais textos do Tchekov.
    Achei muito legal a ideia do aplicativo e vou baixá-lo para ver como é a experiência. =)
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea!
      Fico feliz que tenha gostado tanto assim! Achei muito legal o estilo da escrita e tudo o mais. Com certeza vou querer um pouco mais disso hahaha
      Baixe sim, não vai se arrepender, uma experiência que você não vai se esquecer ^^
      Bjs!

      -Ricardo

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu também nunca li literatura russa, mas acho que temos aqui um ótimo livro pra começar. Fiquei bastante curiosa com a resenha.
    E a ideia do app é genial, vou procurar saber mais.
    Abraços!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Esther! Tudo ótimo!
      Ah, pode apostar que sim, serão duas experiências incríveis: a leitura e os recursos que o app traz.
      Abraços! ^^^

      -Ricardo

      Excluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram