Resenha: Simon vs a agenda homo sapiens, Becky Albertalli

09:00


         Olá pessoal, hoje vim trazer a resenha do livro Simon vs a agenda homo sapien, um livro que foi lançado faz pouco tempo, mas que já gerou muita repercussão na internet.   



Título: Simon vs a agenda homo sapien
Autora: Becky Albertalli
Gênero: Y.A. contemporâneo
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Ano de publicação: 2016


“Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. 
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. 
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.” – Sinopse oficial  

         No início eu fiquei com medo de não gostar do livro por estar saturada desse plot, uma vez que eu tinha lido “Will e Will” antes dele, e nesse livro um dos protagonistas também troca mensagens com um menino que ele nunca viu (embora este não esconda sua identidade).
         De fato eu demorei algumas páginas para mergulhar de vez na história, mas acredito que a culpa não seja do plot, já que eu adoro Y.A.’s e a temática que estava sendo abordada. Para mim o que não estava funcionando era escrita, principalmente a falta de descrição física de vários personagens.
         Acho que o que pode ter me atrapalhado também, foi a famosa expectativa. Antes de ler o livro eu já tinha visto MUITAS resenhas completamente positivas de pessoas que eu confio muito na opinião.
         Algo que também foi chato, mas apenas no início, era que todos falavam no questionamento que esse livro fazia aos padrões. E quando isso foi apenas citado no livro sem ser de fato desenvolvido me frustrou bastante. Mas depois eu entendi que o livro todo é uma sutileza. O livro, apesar da temática forte, foi muito leve. O assunto foi apenas citado propositalmente, para que nós leitores fizéssemos a nossa própria reflexão interior. 
         A sutileza que encontramos geralmente nos livros desse gênero, por mais que a temática seja muito pesada (como em “A culpa é das estrelas”, por exemplo), foi trabalhada nesse livro de uma maneira que realmente me arrebatou.
         Por fim, apesar do início incomodo depois de algumas páginas a história foi me puxando cada vez mais e mais para dentro do livro.
         E devo dizer que ao decorrer da história o enredo vai ficando muito interessante, o que fez com que eu não largasse o livro até terminar.
         E o final me fez chorar litros, literalmente. Ele foi maravilhosamente lindo e leve, porém não romantizado. Cada um teve um final merecido. Apesar de nem todos terminarem como gostariam, tiveram um final digno.
         A história deixou um dos maiores “gostinho de quero mais” que eu já tive. Fiquei querendo muito saber mais sobre os outros personagens fantásticos desse livro.
         Mas, agora que enfatizei o quanto eu gostei desse livro, queria fazer mais uma resalva. Um problema desse livro foi que “o grande mistério” gira em torno de saber quem de fato é Blue. Como a autora adicionou POUQUÍSSIMOS personagens masculinos na história, matar a charada, principalmente depois de eliminar algumas opções, deixa a nossa conclusão muito óbvia.
         Quando eu terminei o livro, eu acabei ignorando todos os defeitos dele e o favoritando de tão emocionada que estava com o final. Talvez eu o remova dos favoritos, mas ele nunca vai deixar de ser um livro lindo, leve e tocante.


-Adriane

You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá Adriane! Esse gênero pode não ser o meu favorito, mas o mistério chamou muita a minha atenção. Eu gosto muito de livros que me emocionam e que me fazem pensar. Acho que esse livro cumpriu sua proposta né? Amei a resenha <3.

    Beijos,
    https://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Por favor deixe um comentário que iremos adorar conversar.

Popular Posts

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no instagram